PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Congresso/PS: Socialistas do Alto Minho começaram a traçar estratégias para vitória em 2017

19 Março, 2016 - 12:29

335

0

Congresso da Federação Distrital do PS decorre este sábado, em Monção.

“As mulheres deste partido estão cada vez mais bonitas”. Foi assim que, ao seu estilo, o novo presidente da Federação do PS de Viana do Castelo abriu o XVII Congresso distrital a decorrer este sábado, em Monção. Antes de entrar ‘em cena’, aos microfones da Rádio Vale do Minho, Miguel Alves disse esperar desta reunião um ambiente “de comemoração do socialismo no Alto Minho. Espero um congresso de unidade e também de renovação”. Prestes a atravessar as portas pela primeira vez como líder dos socialistas alto-minhotos, o autarca caminhense sublinhou que a recente eleição trouxe-lhe “um grande orgulho ao ter a confiança dos militantes do Partido Socialista do Alto Minho. Uma confiança que é necessária para enfrentar o futuro, pois temos grandes batalhas pela frente. Precisamos fortalecer a nossa presença nas Câmaras Municipais e nas Juntas de Freguesia”. Com um discurso taxativo, Miguel Alves fala também de “uma batalha pelo país. O distrito de Viana do Castelo quer contribuir na batalha por um país melhor e eu tenho a responsabilidade de corresponder à confiança dos militantes do distrito”.
À entrada para o congresso, passaram pela ‘passadeira vermelha’ alguns dos nomes mais conhecidos do partido no distrito. Entre eles José Manuel Carpinteira. A Rádio Vale do Minho sabe que o deputado socialista na Assembleia da República tem sido muito desejado em Valença para liderar a corrida à Câmara no próximo ano. Questionado sobre essa matéria, o antigo presidente da Federação do partido não deixou grandes esperanças. “Penso que não será para já”, disse com uma gargalhada. Já sobre o congresso deste sábado, Carpinteira considerou que “é muito importante para um novo ciclo da vida política do PS e também aqui do nosso Alto Minho. Vai ser um dia de festa, mas já a pensar nas próximas eleições Autárquicas”.
Rui Solheiro, antigo presidente da Câmara Municipal de Melgaço, é outro dos rostos incontornáveis neste congresso de Monção. À Rádio Vale do Minho, o já histórico socialista alto-minhoto mostrou-se confiante para as Autárquicas de 2017. Acredita que não só Melgaço como todo o distrito está pronto a levar o PS aos melhores resultados. “As responsabilidades do partido são muito grandes tanto ao nível regional como a nível nacional. Acredito, no entanto, que o PS saberá estar à altura dessas responsabilidades”.
Paredes de Coura tem sido uma das fortalezas do PS no campo autárquico. A ‘vila do Rock’ é conduzida pelos socialistas há mais de 30 anos. Sorridente e descontraído, o presidente da Câmara courense chegou ao congresso para assistir “a um espaço de debate e discussão. É através destes que se encontra o unir de esforços que precisamos nos tempos que se adivinham”. Sucessor de António Pereira Júnior no leme da autarquia, Vítor Paulo Pereira está naturalmente satisfeito com o trabalho feito pelo Executivo desde que tomou posse. No entanto, realça, “num contexto difícil e de grandes constrangimentos económicos, o PS tem de estar sempre preparado”.
Da parte da ‘equipa da casa’, notavam-se a larga distância os rostos de contentamento ao receber um evento desta envergadura. Em declarações à Rádio Vale do Minho, o presidente da Concelhia do PS Monção, Manuel José Oliveira, espera que “o partido saia mais reforçado e mais unido. Espero também que a vila de Monção saia mais valorizada. É a primeira vez que recebemos este congresso. Estamos todos com garra para abraçar os desafios que estão para vir”. Por sua vez, Paulo Esteves, vereador na Câmara de Monção, acredita que desta reunião “saia uma estratégia para o distrito, onde o partido tenha uma orientação única com uma liderança forte e coesa”.
O XVII Congresso da Federação Distrital do PS Alto Minho decorre durante este sábado no Cine Teatro João Verde, em Monção. Da ordem de trabalhos fazem parte questões como a eleição dos novos órgãos do Partido Socialista no distrito: Comissão Política da Federação, Comissão Federativa de Jurisdição e Comissão de Fiscalização Económica e Financeira, além do debate das moções de orientação estratégica e de outras propostas para os próximos dois anos. Os trabalhos decorrerão durante todo o dia, apenas com interrupção para almoço. A sessão de encerramento, marcada para o final da tarde, será presidida pela Secretária Geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Últimas