PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Comboios: Luís Ceia espera que Governo cumpra modernização da linha Porto-Vigo

1 Agosto, 2012 - 14:54

161

0

Luís Ceia realça que a entidade empresarial sempre esteve “na linha da frente” na luta contra a suspensão daquela via, tendo cumprido a função de alertar as autoridades e o poder político para as consequências daquel eventual encerramento.

O presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, Luís Ceia, espera que o Governo cumpra agora com o recente compromisso assumido de modernização da linha ferroviária Porto-Vigo, dizendo “estão cumpridas as obrigações” da associação vianense.

Luís Ceia realça que a entidade empresarial sempre esteve “na linha da frente” na luta contra a suspensão daquela via, tendo cumprido a função de alertar as autoridades e o poder político para as consequências daquele eventual encerramento.

O dirigente empresarial mostrou-se “contente” com o avançar da intenção de modernização daquela linha ferroviária, recordando que aquele projeto tem sido “sistematicamente adiado”. Ora numa região, agora portajada, Luís Ceia diz que “há condições urgentes para que a linha de comboio possa avançar”, incluindo “um serviço de mercadorias para servir o porto de mar de Viana do Castelo e as zonas logísticas”.

A reação de Luís Ceia acontece numa altura em que os dirigentes do Eixo Atlântico afirmaram ter recebido, do primeiro-ministro português, o compromisso de modernização da linha ferroviário Porto-Vigo, depois de uma reunião com Pedro Passos Coelho, em Lisboa.

Os dois países vão entregar a Bruxelas um projeto de financiamento para a modernização daquela via, candidato ao quadro de financiamento em vigor a partir de 2014.

No entanto, ainda neste quadro comunitário, vão começar algumas melhorias, através da reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), tal como garantiu à Lusa, José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Eixo Atlântico.

Segundo o autarca, o traçado será compatível com o transporte de mercadorias e de passageiros.

Atualmente uma viagem entre Porto e Vigo demora cerca de três horas e quinze minutos e espera-se que com a modernização passe a demorar duas horas. Contudo, adiantou, no final da obra, em 2017 ou 2018, é possível que possa demorar apenas 75 minutos, de acordo com o estudo do Eixo Atlântico.

Refira-se que o Eixo Atlântico representa 34 cidades do Norte de Portugal e da Galiza, com um total de cerca de quatro milhões de habitantes.

Últimas