PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Galiza

CEVAL: “Melhor data para a abertura das fronteiras? Ontem!”

27 Maio, 2020 - 14:43

262

0

PUB O presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Luís Ceia, considera que “a melhor data para a abertura das fronteiras era… ontem“. A expressão visou, evidentemente, traduzir o grau […]

PUB

O presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Luís Ceia, considera que “a melhor data para a abertura das fronteiras era… ontem“. A expressão visou, evidentemente, traduzir o grau de urgência colocado pela CEVAL nesta decisão.

O Governo espanhol, recorde-se, está a estudar a hipótese de abrir as fronteiras “de forma gradual” e por “regiões que tenham uma situação epidemiológica que evolua positivamente”.

Na reação, o presidente da CEVAL considera a iniciativa “muito interessante” mas espera que seja dada prioridade à Galiza. “Até porque é das regiões de Espanha menos afetadas, e é também das regiões de Espanha com maior ligação a Portugal”, salientou Luís Ceia à Rádio Vale do Minho.

“Basta olhar para as fronteiras do Alto Minho que representam 47% do número de veículos que diariamente atravessam as fronteiras. Há também uma densidade populacional muito grande. É uma fronteira que não tem paralelo a nível nacional”, considera.

Preocupado com a situação económica vivida em Valença e em todo o Vale do Minho, Luís Ceia considera mesmo que a melhor data para abrir as fronteiras “era ontem“.

“No entanto, também compreendo que as coisas têm de ser feitas com alguma parcimónia. Temos de encontrar aquele ponto em que temos por um lado o mínimo número de infetados e, por outro, não deixarmos cair o PIB abaixo de valores fatais para a economia”, explicou. “Se não morrermos da doença, acabamos por morrer do ponto de vista social por não termos condições de pagar as contas e tudo o resto.

controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada, devido à pandemia da COVID-19.

Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.

No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas