PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira e Tomiño partilham lugares de estacionamento gratuito

10 Julho, 2014 - 07:11

122

0

Dístico-horário foi apresentado em Vila Nova de Cerveira, numa conferência de imprensa promovida pelos dois autarcas, no âmbito da Carta da Amizade.

O Município de Vila Nova de Cerveira vai implementar, a partir do dia 15 de julho, um sistema de estacionamento gratuito comum a Tomiño, na Galiza, potenciando uma maior mobilidade. O dístico-horário foi apresentado em Vila Nova de Cerveira, numa conferência de imprensa promovida pelos dois autarcas, no âmbito da Carta da Amizade.
Numa fase inicial, este “novo conceito” vai disponibilizar cerca de 40 lugares de estacionamento distribuídos por três ruas do centro urbano cerveirense – Praça Alto Minho, Praça D. Dinis e Rua 25 de Abril. O objetivo passa por conferir uma maior rotatividade a toda a zona histórica, facilitando o estacionamento pontual dos automobilistas e promovendo o tecido comercial existente.
Na prática, o dístico, já em vigor há algum tempo em Tomiño com cerca de 100 lugares de estacionamento, permite a qualquer portador usufruir de mais possibilidades de estacionamento ‘à porta’ dos estabelecimentos comerciais e de outros fornecedores de serviços, por um período limitado de uma hora ou hora e meia, totalmente gratuito em dias úteis, entre as 08h00 e as 19h00. A introdução deste sistema vai implicar algumas obras pontuais para sinalizar os locais de utilização exclusiva dos portadores do dístico.
Durante a apresentação deste dispositivo de rotatividade, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ressalvou que o estacionamento no concelho vai continuar a ser gratuito, lembrando que não existem quaisquer problemas de estacionamento prolongado, dispondo de um local privilegiado – Praça da Galiza – que comporta uma capacidade para 400 viaturas, localizado a cinco minutos a pé do centro da vila. A adopção desta modalidade permite a existência de lugares de estacionamento pontual junto ao comércio durante todo o dia.
Partilhar o sistema de Tomiño serve, segundo Fernando Nogueira, para criar melhores condições de mobilidade no casco histórico, cenário reclamado há algum tempo. “Acredito que esta medida vai ser sucesso, convencendo utilizadores passivos e ativos, e que até pode ser agilizada, no futuro, entre outros municípios, constituindo-se como uma boa aposta de cooperação transfronteiriça”, disse.
A alcaldesa de Tomiño partilhou a experiência da introdução do dístico no concelho galego, confirmando uma boa receptividade e a existência de pedidos de alargamento desta medida a outras zonas comerciais. Sandra Gonzalez não tem dúvidas de que a dinâmica de estacionamento das duas vilas é muito similar, pelo que a rotatividade pretendida vai ser bem conseguida. “Quando assinamos a Carta da Amizade, o objetivo era conferir-lhe um caráter iminentemente prático, fazer projetos e coisas reais, e não apenas filosofia. E este é mais um exemplo”, assegurou.
O disco, redigido em apenas uma língua, será de fornecimento gratuito e servirá os dois municípios, sendo identificado com o logotipo de Cerveira-Tomiño. Vai estar disponível para aquisição nos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, Câmara Municipal, entre outros espaços.

Últimas