PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: Aquamuseu realiza exposição sobre a truta marisca

8 Abril, 2017 - 00:10

142

0

Está classificada como espécie Criticamente em Perigo pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Está patente no Aquamuseu do rio Minho, até 31 de maio, um conjunto de painéis temáticos dedicados à truta marisca. A mostra visa a divulgação de algumas caraterísticas morfológicas da espécie como a distribuição, o ciclo de vida e as ameaças.
Espécie indígena da Europa, a truta marisca, em Portugal, encontra-se nos rios do Norte e Centro, crescendo no mar e reproduzindo-se nos rios.
Esta truta tão apreciada pelos pescadores profissionais e pelos pescadores desportivos tem um sabor excecional mas, devido à poluição principalmente nas zonas de reprodução, a espécie tem vindo a desaparecer. Está classificada como espécie Criticamente em Perigo pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.
Apenas as populações dos rios Minho e Lima apresentam a forma migradora (e não a forma sedentária), ou seja, aquelas cujos peixes eclodem em água doce e, passados um a dois anos, migram para o mar onde crescem até à maturação sexual.
Só depois regressam aos locais de nascimento para se reproduzirem, normalmente zonas de baixa profundidade, com velocidades de corrente moderada e bem oxigenadas e sem poluição.
Estudos revelam que em 2040, a truta terá perdido metade do seu habitat na Península Ibérica; em 2100 terá praticamente desaparecido.
A poluição, as alterações climáticas, a extracção de água para rega e a sobre-pesca são as causas apontadas para a provável extinção das populações de truta-marisca), na Península Ibérica, antes de 2100.

Últimas