PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Vila Nova de Cerveira

Cerveira: A ‘menina’ Isaura fez 103 anos – Adora cantar ‘Ai Carolina’ e até compõe letras

21 Dezembro, 2023 - 17:13

1304

0

“Gosta muito de flores”.

Nasceu no dia 20 de dezembro de 1920. No País ainda grassava a pandemia da gripe pneumónica.

 

Em Covas, a pequena Isaura Caçador cresceu. Atravessou uma guerra mundial que aconteceu lá ao longe, pela Europa fora, e atravessou o Estado Novo.

 

Para trás, oito Papas passaram pelo Vaticano. Com o atual são nove.

 

Aos 103 anos, e mesmo a sofrer de demência, a menina Isaura Caçador não perde a boa disposição e rapidamente conquista o coração de quem cuida hoje dela – a equipa do Centro Paroquial e Social de Covas.

 

“É uma senhora muito querida. Gosta muito de flores e passa os dias a cantarolar”, contou à Rádio Vale do Minho a diretora daquele centro, Filipa Júnior.

 

“Uma das músicas favoritas é a Ai Carolina ó i ó ai… e ela própria chega a compor letras”, referiu com uma gargalhada.

 

De sorriso no rosto, a diretora do centro não esconde a satisfação ao ver mais um utente a atingir este grau de longevidade e com tamanha interação.

 

“É um orgulho. Enche-nos o coração”, acrescentou.

 

O Centro Paroquial e Social de Covas, fundado em 1997, tem acordos de cooperação com a Segurança Social, estando presentemente a dar respostas sociais nas valências de Centro de Dia (13 utentes) e Serviço de Apoio Domiciliário (23 utentes). 

 

Em 1998, o Centro Paroquial e Social de Covas foi reconhecido como entidade de utilidade pública através da atribuição do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), encontrando-se registada na listagem da Direcção-Geral da Solidariedade Social (DGSS).

 

 

 

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas