PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Rede «Cuidadores+Perto» chega ao concelho no próximo sábado

9 Fevereiro, 2017 - 09:41

175

0

Projeto pretende contribuir para a qualidade de vida e redução do isolamento social dos cuidadores de pessoas com demência, através da dinamização de Grupos de Intervenção Psicoeducativa e de Grupos de Suporte e da criação e mediação de uma Rede de Proximidade.

A Rede CUIDADORES+PERTO de capacitação e suporte de cuidadores de pessoas com demência, chegou ao concelho de Caminha, com a abertura do Núcleo de Caminha, em Vila Praia de Âncora.
Este projeto, uma parceria do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, vai ser apresentado publicamente no próximo sábado, dia 11 de fevereiro, pelas 15h30, no Auditório do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora. Para o presidente da Câmara, Miguel Alves, “este é um bom exemplo do excelente trabalho que as nossas instituições fazem no terreno com o apoio das autarquias e das empresas, fatores de união e congregação de esforços. Este projeto tem um mérito extraordinário porque não se limita a olhar para o problema social primário, para o doente, olha também para o cuidador, para as suas angústias, para as suas dificuldades, para o desgaste que sofre por cuidar de outrem e a pouca valorização que sente nesse labor diário. A Câmara de Caminha associa-se a esta iniciativa e agradece o empenho das instituições, dos profissionais envolvidos e a dedicação de todos os cuidadores”.
O concelho conta com uma nova resposta social. A apresentação pública deste projeto conta com a dramatização da história “O Pequeno Elefante Memo”, a cargo dos idosos e crianças do CSCVPA; a comunicação “Demência: cuidar e ser cuidado”, por Sandra Perdigão, Médica neurologista e a apresentação do projeto, por Luís Durães, coordenador do projeto. A sessão de encerramento está a cargo de José Luis Presa, presidente da direção do CSCVPA.
O Núcleo de Caminha CUIDADORES+PERTO vai funcionar no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora já a partir do dia 18 de fevereiro. As sessões vão decorrer no primeiro e terceiro sábados de cada mês, entre as 9H30 e as 11H30. A participação no projeto é gratuita para os cuidadores de pessoas com demência e respetivos familiares.
Este projeto pretende contribuir para a qualidade de vida e redução do isolamento social dos cuidadores de pessoas com demência, através da dinamização de Grupos de Intervenção Psicoeducativa e de Grupos de Suporte e da criação e mediação de uma Rede de Proximidade. Assim, para que todos os cuidadores possam participar, o projeto conta com uma equipa de voluntários que dinamiza em simultâneo Atividades Ocupacionais direcionadas às pessoas com demência, permitindo que mesmo os cuidadores com menos retaguardas familiares possam usufruir das diferentes respostas.
São ainda objetivos deste projeto valorizar o papel do cuidador; facilitar a interação e as relações de suporte positivas entre pares e valorizar a dimensão interpessoal entre os cuidadores familiares de pessoas com demência; oferecer apoio emocional que promova a autoestima e a autoconfiança dos cuidadores de pessoas com demência; contribuir para a diminuição da institucionalização precoce das pessoas com demência pela capacitação e suporte aos seus cuidadores; fornecer informação atual, específica, útil e cientificamente comprovada e encaminhar, quando necessário, para apoio técnico especializado.
A Rede CUIDADORES+PERTO é uma iniciativa da HOPE! Respostas Sociais (IPSS especializada na intervenção com pessoas com demência) a funcionar em Viana do Castelo desde outubro de 2016. A HOPE! Conta com as parcerias da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Associação Alzheimer Portugal e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Em Portugal, segundo os mais recentes dados epidemiológicos da Alzheimer Europe, existem 182.526 pessoas com demência, estimando-se que estes números tripliquem nos próximos 30 anos. A Doença de Alzheimer, ainda sem cura, é a forma de demência mais prevalente. A grande maioria dos cuidados a pessoas com demência, cerca de 80% segundo a Plataforma Saúde em Diálogo, é prestada por familiares e cuidar de uma pessoa com demência é uma tarefa mais exigente e acarreta maior sobrecarga, quando comparada com a prestação de cuidados a um idoso dependente, sem demência. Esta realidade coloca desafios importantes a todos os sistemas de cuidados de saúde e sociais, já que as demências têm, reconhecidamente, fortes impactos sociais e económicos, tendo em conta as diferentes exigências ao longo do seu percurso e a necessidade de garantir apoio e formação aos cuidadores familiares e profissionais.

Últimas