PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Município deverá aprovar contrato com a Associação ETHOS esta terça-feira

5 Outubro, 2020 - 09:35

200

0

PUB O Executivo Municipal de Caminha deverá aprovar esta terça-feira o contrato a celebrar entre o Município de Caminha e a Associação de Ação Social ETHOS, com o objetivo de prestar […]

PUB

O Executivo Municipal de Caminha deverá aprovar esta terça-feira o contrato a celebrar entre o Município de Caminha
e a Associação de Ação Social ETHOS, com o objetivo de prestar um apoio específico aos alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, que carecem de acompanhamento especializado. 

Tendo em conta que nos estabelecimentos de ensino do concelho existem crianças com necessidades educativas especiais, cujos processos individuais se revestem de contornos muito específicos, que exigem a ativação de apoios especializados, para o Município de Caminha “é fundamental apoiar a promoção de um processo de ensino/aprendizagem inclusivo, que permita responder à diversidade de caraterísticas e necessidades de todos alunos, sem exceção”.

Este protocolo vai abranger nove alunos, sendo que sete frequentam o 1º ciclo e dois o 2º do ensino básico. Neste ano letivo o Município vai investir 12.177 euros na promoção de uma aprendizagem inclusiva. 

Para além do sucesso educativo, através deste protocolo “pretende-se melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com deficiência, incapacidades, em risco de exclusão social, expostos a episódios traumáticos, hospitalizados de longa duração, ou outras necessidades especiais suscetíveis de intervenção, no âmbito da educação, da saúde ou da assistência social”, explica a autarquia.

O protocolo vai ser discutido e votado em reunião de Câmara marcada para esta terça-feira, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Associação de Ação Social Ethos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que foca a sua atividade na Intervenção Educativa e Terapêutica Assistida por Animais.

A Ethos foi criada com a vontade de fomentar a autonomia das pessoas com deficiência e incapacidades para facilitar a sua inserção social e laboral, colaborando com as necessidades identificadas pelo “Conselho Económico e Social – Pessoas com Deficiência: Mobilidade, Educação e Trabalho”, aprovado no Plenário de 19 de Novembro de 2008, pelo qual o cidadão com deficiência e incapacidades não pode ser discriminado, e ter direito ao acesso à educação, à saúde, ao emprego e a uma vida digna.

A Ethos oferece os seus serviços não só ao coletivo das pessoas com deficiência e incapacidades, mas também ao coletivo das pessoas que se encontram em risco de exclusão social, seja qual for a sua situação.

 

[Fotografia: Arquivo / Associação Ethos]

 

PUB

Últimas