PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

Caminha: Município corta vias de acesso à passagem de nível

8 Janeiro, 2021 - 11:25

336

0

PUB O Município de Caminha cortou esta sexta-feira as vias de acesso à passagem de nível, na localidade de Coura, freguesia de Seixas. Foi a solução encontrada, conta a autarquia […]

PUB

O Município de Caminha cortou esta sexta-feira as vias de acesso à passagem de nível, na localidade de Coura, freguesia de Seixas. Foi a solução encontrada, conta a autarquia em comunicado divulgado nas redes sociais, para a resposta da Infraestruturas de Portugal (IP), onde a empresa dá conta “de que as barreiras e sinais sonoros não serão colocados tão cedo”.

 

Vias de acesso à passagem de nível de Seixas cortadas

[Fonte: FB Município Caminha]

 

A passagem de nível foi, durante muito tempo, um anseio da população, que chegou a motivar abaixo-assinados. De facto, a estrutura seria realizada e era muito mais segura do que a anterior. Ao mesmo tempo, a Câmara continuou a exigir que fossem colocadas barreiras e sinais sonoros, como garantia de segurança das populações.

Conforme explica o Presidente da Câmara, Miguel Alves, “há muitos anos que a população vinha exigindo, e muito bem, a abertura de uma passagem nivelada em Coura por onde pudesse passar, evitando o cruzamento do Alto da Veiga. Conseguimos essa passagem, fechamos outra muito perigosa que existia lá perto mas o atraso na colocação das barreiras e dos sinais sonoros não nos deixava descansados”.

A Infraestruturas de Portugal acolheu a pretensão do Município em matéria de segurança, adiantando uma previsão de colocação desses sistemas até ao final do ano. A IP tinha também avisado na altura que, se o acesso à passagem de nível recém-criada fosse cortado, não seria permitido que a mesma fosse reaberta.

A IP informou agora que o concurso para aquisição dos aparelhos de segurança está a atrasado, que se aponta o meio do ano como data possível de colocação das barreiras e dos sinais sonoros. Face ao risco que existe no local – onde já houve um acidente – a Câmara obteve a garantia de que o corte provisório da via não implica a impossibilidade de manter, mais tarde, como todas as regras cumpridas, a abertura da passagem de nível.

“Com a notícia de que essa segurança não vem tão cedo, só podíamos agir face ao perigo. Conseguimos a garantia da IP de que o corte provisório do trânsito não hipoteca a abertura futura da passagem com segurança e cortamos o trânsito na via de acesso à linha do comboio, quer através da sinalética, quer através de uns blocos de granito que desviamos para o local. Não podíamos esperar mais pelas barreiras, a segurança dos cidadãos está em primeiro lugar”, sublinha Miguel Alves.

O acidente mais recente aconteceu no passado dia 16 de dezembro, após um comboio ter abalroado um automóvel. Desta colisão resultaram três feridos, entre os quais duas crianças sendo que uma delas ficou em estado grave.

 

[Fotografias: Município Caminha]

 

 

PUB

Últimas