PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Autarquia faz balanço positivo da primeira fase do Orçamento Participativo

31 Outubro, 2015 - 08:54

133

0

Mais de duas centenas de pessoas participaram nos encontros desta iniciativa.

Mais de meia centena de participantes, 30 propostas apresentadas nos grupos, 10 apresentadas ao Plenário e cinco destas selecionadas para análise técnica: este foi o saldo do Encontro de Participação realizado nos Paços do Concelho de Caminha, o último dos seis que aconteceram no concelho e nos quais os cidadãos disseram o que querem que a Câmara faça com os seus impostos. O modelo de Orçamento Participativo adotado pelo Município é completamente inovador e representa uma nova forma de estar e de trabalhar na Câmara de Caminha. No total, estes encontros mobilizaram mais de 250 cidadãos, com muitas ideias e projetos, o que se traduz desde já num enorme sucesso e numa demonstração de grande vitalidade democrática e de forte vontade de participação na gestão local.
Depois de Dem, Seixas, Venade, Âncora e Vila Praia de Âncora, o último dos seis encontros de participação teve lugar, em Caminha, com 52 cidadãos a juntarem-se em grupos, onde foram discutidas três dezenas de propostas, das quais seriam selecionadas e apresentadas no plenário 10, chegando à fase final as cinco mais votadas.
Para o presidente da Câmara de Caminha, esta grande participação mostra que a população não está alheada da política e quer ter uma palavra a dizer: “esta é uma nova forma de se contribuir para a governação do Município, com aquilo que são os seus recursos”.
O modelo de Orçamento Participativo de Caminha “pega” naquilo que são os impostos pagos pelas pessoas em termos de IRS e dá a palavra aos cidadãos, que são convidados a apresentar propostas para obras que querem ver concretizadas no seu concelho. Grande adesão e muitas ideias
A primeira fase de implementação do Orçamento Participativo foram os Encontros de Participação que, no total, contaram com 267 participantes., que trabalharam com equipas da Câmara Municipal, formadas por funcionários que se ocuparam da organização e moderação dos seis encontros, tendo para isso recebido formação adequada. Outros funcionários, reunidos em equipas técnicas, vão agora avaliar as propostas selecionadas.
Em Caminha foram votadas em Plenário segundo a ordem de pontuação, as seguintes propostas: Reparação de Cais da Rua e colocação de Turco (31); Dragagem do canal do Cais da Rua (15); Melhoramento do Cais da Vila / rampa (13); Meia casa como espaço do pescador – Caminha (13); Capela mortuária – Caminha (11); Requalificação da rua D. Urraca – Vilarelho (6); Beneficiação do cais da Rua e do cais do Quintas (5); Eletrificação e água na Foz do Minho “Quintas” (2); Plantação de folhosas na Serra d’Arga (1) e Montagem do turco no Cais da Rua – Caminha (1).
Assim, serão submetidas a análise técnica de validação as cinco propostas mais votadas, ou seja, de Reparação de Cais da Rua e colocação de Turco; Dragagem do canal do Cais da Rua; Melhoramento do Cais da Vila / rampa; Meia casa como espaço do pescador – Caminha e Capela mortuária – Caminha.
Dos cinco encontros anteriores saíram entretanto muitos outros projetos para a equipa técnica avaliar, para as freguesias de Lanhelas, Seixas, Gondar, Argas, Venade, Azevedo; Argela, Âncora, Vile, Riba de Âncora e Vila Praia de Âncora.
Às propostas ontem aprovadas em Caminha juntam-se as de requalificação do Largo da Estação – Vila Praia de Âncora; requalificação da rua do Calçadão – Lage/Âncora; acessibilidade da rua da Erva Verde às Traseiras – Vila Praia de Âncora; construção de novo parque infantil junto ao Forte da Lagarteira, recuperação do espaço envolvente do Dólmen da Barrosa – Vila Praia de Âncora; adaptação do Centro Cultural de Gondar em Centro de Dia/Apoio Domiciliário; cobertura de internet sem fios nas Argas; implementação de parque infantil e equipamento fitness na Beirada do Rio, em Lanhelas; remodelação/requalificação da creche de Lanhelas; recuperação do edifício da EB1 de Lanhelas; requalificação das barracas dos pescadores em Lanhelas; casa mortuária em Lanhelas; requalificação da Casa das Pedras em Seixas; requalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova); criação da rota dos moinhos / limpeza cursos de água nas freguesias Venade / Azevedo e Argela; construção de um forno comunitário do campo à mesa em Riba de Âncora; recuperação física do jardim de infância em Âncora; criação de um espaço desportivo na antiga escola primária de Vile; intervenção na escola primária de Âncora/Lage e o prolongamento da rede de saneamento básico em Âncora/lugar da Lage ou disponibilidade de uma cisterna.

Últimas