PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Câmara vai implementar tele-assistência aos idosos mais isolados

10 Abril, 2014 - 07:31

134

0

Projecto deverá avançar depois de concluído o diagnóstico que nesta altura está a ser elaborado pela Rede Social do concelho.

A Câmara de Caminha vai implementar um sistema de tele-assistência aos idosos mais isolados no concelho. A revelação foi feita à Vale do Minho pelo presidente da autarquia. De acordo com Miguel Alves, o projecto só deverá avançar depois de concluído o diagnóstico que nesta altura está a ser elaborado pela Rede Social do concelho.
“A ideia é podemos ter junto destas pessoas, que podem não estar em situação total de isolamento, um mecanismo que permite através de poucos botões chamar as autoridades policiais, bombeiros ou até um vizinho. Queremos que esse sistema seja o mais acessível em termos económicos. O objectivo é alargar a rede de cuidados e ter uma rede sempre alerta”, explicou Miguel Alves à Vale do Minho.
A Rede Social de Caminha está a elaborar um diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento no concelho de Caminha. Um documento que tem como objetivos a avaliação multidimensional de pessoas com 65 anos ou mais a residir no domicílio, com vista a ser criado um perfil gerontológico do concelho.
“Há situações de isolamento que têm a ver com as condições habitacionais das pessoas. Temos casas muito degradadas em algumas zonas do nosso concelho. Em áreas geográficas mais afastadas temos situações de habitações sem electricidade e sem água canalizada. Isso coloca-nos várias preocupações”, recordou o edil de Caminha.
A autarquia não dispõe actualmente de números precisos,mas o presidente da Câmara revela que Caminha pode ter mais de 400 idosos em situação de isolamento. “Havendo um idoso em situação de isolamento já é para nós um problema e é um problema que tem de ser resolvido. Em tempos tivemos acesso a um estudo, já desactualizado, que apontava para as quatro centenas de idosos de Caminha nesta situação”, referiu.
Recorde-se que este diagnóstico é uma acção que se enquadra no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, Eixo IV – Envelhecimento.

Últimas