A Câmara de Monção poupou este ano 125 mil euros com o corte da iluminação pública noturna no concelho, mas essa verba será distribuída pelas freguesias em 2013, anunciou hoje fonte do município.
A interrupção parcial da iluminação pública aplica-se em Monção desde janeiro de 2012, entre as 01:30 e as 05:00. Segundo a fonte, visa “reduzir os custos da autarquia com a energia elétrica”, mas “mantendo o essencial com níveis de segurança, qualidade e eficácia”.
“Além da poupança financeira, tão importante face ao ajustamento brutal da economia portuguesa, procurou-se dar cumprimento ao Pacto de Autarcas, onde o município de Monção se comprometeu a assumir a redução de consumos energéticos com implicações nas emissões de CO2”, explicou ainda.
A poupança gerada com esta medida ascende a 125 mil euros em 2012, verba que “vai ser distribuída pelas 33 freguesias” de Monção no orçamento para o próximo ano. O documento prevê transferências para as Juntas de Freguesia de 1,3 milhões de euros, o que representa uma subida de 19,7 % relativamente a este ano.
O orçamento global daquela autarquia para o próximo ano ascende a 19,4 milhões de euros, o que na prática resulta num corte de 15,8% relativamente a 2012.
“[O orçamento] Aposta na execução de obras comparticipadas pelos fundos comunitários e manutenção dos apoios na educação e área social”, sublinhou a fonte do município.
Este Plano Plurianual de Investimentos para 2013 já foi aprovado pela Câmara de Monção e será apreciado e votado em reunião da Assembleia Municipal agendada para 21 de dezembro.
Comentários: 0
0
0