PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Câmara define investimento de 10 ME para substituir escola em "péssimas condições" como objetivo para 2012

30 Novembro, 2011 - 11:35

125

0

A câmara de Viana do Castelo definiu como "uma das grandes prioridades" para 2012 avançar com a substituição, por 10 milhões de euros, da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, atualmente a funcionar em "péssimas condições".

A câmara de Viana do Castelo definiu como "uma das grandes prioridades" para 2012 avançar com a substituição, por 10 milhões de euros, da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, atualmente a funcionar em "péssimas condições".

A garantia foi avançada esta semana pelo presidente da autarquia, José Maria Costa, assumindo tratar-se de um objetivo que a câmara "tudo fará" para que comece a ser concretizado no próximo ano.

"É um dos grandes projetos de 2012. É uma escola que está em péssimas condições", sublinhou o autarca.

Permitirá ainda a fusão de três níveis de ensino na mesma escola, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo.

O concurso público da obra, entretanto aprovado, e o desenvolvimento de todo o projeto, estiveram a cargo da autarquia, ao abrigo de um acordo entre o ministério da Educação e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A atual escola Frei Bartolomeu dos Mártires data de 1980 e, segundo fonte do estabelecimento de ensino, "sofre atualmente de um problema de sobrelotação", distribuindo-se por cinco pavilhões que, "pese embora o cuidado posto na sua manutenção e conservação, evidenciam o natural desgaste decorrente da sua utilização".

O concurso foi aprovado pela edilidade em julho, assumindo esta responsabilidade pela "dificuldade do ministério da Educação em conseguir lançar todos os projetos".

"Sempre que há oportunidade, os municípios avançam", acrescentou o autarca, lembrando que sendo a câmara a promover o concurso, a reabilitação da atual escola, frequentada por alunos do segundo e terceiro ciclo, beneficiará de um apoio comunitário total de 8,5 milhões de euros, ao abrigo da Bolsa de Mérito atribuída à Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho.

"Foi a câmara municipal a preparar os projetos e a lançar agora o concurso, depois de aprovados pelo Direção Regional de Educação do Norte", sublinhou.

Além da beneficiação da atual escola, ao futuro espaço será acrescentada a valência de primeiro ciclo, fruto da prevista desativação da Escola do Carmo, também no centro da cidade de Viana do Castelo, pelo que passará a receber cerca de 800 alunos em 38 turmas.

No total do valor da obra, a componente de ensino básico está avaliada em 1,6 milhões de euros, dos quais 240 mil euros serão suportados pelo município. A restante custará 8,4 milhões de euros e ao ministério da Educação caberá uma verba de cerca de 1,3 milhões de euros.

Esta obra só deverá arrancar no inicio de 2012, com a adjudicação dos trabalhos, e decorrerá durante 18 meses, estando por isso prevista a abertura da nova Escola Frei Bartolomeu dos Mártires no inicio do ano letivo que arranca em 2013.

"A vantagem é que os alunos da antiga escola primária poderão também utilizar a cantina, o pavilhão desportivo e algumas áreas mais tecnológicas, através desta partilha de espaços", rematou o autarca.
FONTE: "Lusa"

Últimas