PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Câmara defende política de maior proximidade às pessoas

7 Abril, 2014 - 06:51

186

0

Vereadora da acção social alerta para a necessidade de se trabalhar ainda mais sobre o apoio aos jovens e idosos.

“Não precisamos de mais equipamentos sociais, mas de uma política de maior proximidade às pessoas”. Esta foi a principal ideia defendida pela vereadora da ação social do executivo de Vila Nova de Cerveira, Aurora Viães, durante o Fórum do Plano de Desenvolvimento Supramunicipal do Minho que juntou no Cineteatro vários agentes sociais do concelho para um debate aberto.
Aurora Viães acredita que, na vertente social, mais do que os números, há que ter a noção de que se fala de pessoas. No âmbito das respostas sociais, o concelho de Vila Nova de Cerveira está no bom caminho, com uma série de respostas sociais já implementadas, mas a vereadora alerta para a necessidade de se trabalhar ainda mais sobre o apoio e atenção conferidos aos jovens e idosos que não se enquadram nestas respostas. Evocando a necessidade de uma “maior ligação”, e destacando a importância do “toque” na criação de laços afetivos, a vereadora acredita que um serviço de efetiva proximidade será uma mais-valia para toda a comunidade.
A tónica dos agentes sociais presentes nesta iniciativa que integra o projeto “Capacitar para a Qualificação e a Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima” recaiu sobre a questão da personalização das respostas sociais aos que mais necessitam. Abandonar a perspetiva formatada existente, e que o Plano Supramunicipal enfoque respostas mais à medida e diferenciadoras para cada localidade.Este encontro visa a criação de um Plano de Desenvolvimento Supramunicipal do Minho que, no entanto, nunca anula os planos concelhios das Redes Sociais. Apesar de ser um processo inicialmente mais moroso, este Plano projeta uma sustentabilidade com resultados garantidos, alavancando processos para o desenvolvimento de cada concelho.O projeto “Capacitar para a Qualificação e a Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima” resulta de uma parceria da Incubo e IPVC, no sentido de desenvolver um conjunto de ações que visam promover o empreendedorismo social no território, bem como fomentar e lançar dinâmicas suscetíveis de criarem respostas sociais inovadoras e capazes de responder aos desafios que se colocam à comunidade do Alto Minho a curto/médio prazo.
Neste momento está a decorrer a auscultação dos vários municípios do Alto Minho para darem o seu contributo para a construção de um Plano de Desenvolvimento Social Supramunicipal do Minho, no âmbito da NUT III Minho-Lima, e que consiste na elaboração de projetos estratégicos que permitam alcançar os objetivos determinados pela Europa na redução de 20 milhões de pobres, sendo que desses, 200 mil estão identificados em Portugal.

Últimas