As eleições para o Parlamento Europeu terão, pela primeira vez, os cadernos eleitorais desmaterializados em todas as assembleias e secções de voto, anunciou o ministro da Administração Interna.
Na Assembleia da República, José Luís Carneiro explicou que os cadernos eleitorais desmaterializados serão fornecidos pela administração eleitoral da Secretaria-Geral do MAI e garantiu a confidencialidade do processo.
Por todo o País, vários Municípios estão já a recrutar Técnicos de Apoio Informático (TAI), para prestarem apoio junto das mesas de voto nas Eleições Europeias que terão lugar a 9 de junho.
Exemplo disso é o Município de Valença, onde as candidaturas estão abertas até ao próximo dia 30 de abril.
“O recrutamento destes técnicos de informática pretende dar resposta às necessidades que surjam nesse dia, uma vez que é a 1ª vez que serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados, disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo”, explica o Município.
Quais os requisitos para desempenhar as funções?
- 12º Ano de escolaridade;
- Domínio técnico, nomeadamente em informática na ótica do utilizador, garantindo desta forma um apoio mais eficaz na identificação / resolução de problemas, que surjam na instalação e operacionalização dos computadores portáteis em cada mesa de voto.
- O TAl não precisa de estar recenseado no Concelho ou Freguesia onde vai desempenhar a função de TAI.
Quais as tarefas a desempenhar?
- Em data e hora a definir, participarem na ação de formação (6h) ministradas pelas entidades formadoras (IEFP);
- Estar presente no dia 1 de Junho para a ação de Formação Presencial aos Membros de Mesa e Teste Geral;
- Estar presente no dia da Eleição – 9 de junho – desde as 06h00, ou em horário de início a definir pelo Presidente da Mesa, e até que seja por este dispensado.
Qual a remuneração?
- TAI terá direito a uma compensação de 59,15 €, por cada um dos dias que exerçam funções (dia da formação + dia 01/06 + dia 09/06), a ser efetuado pela Câmara Municipal aquando do pagamento da verba por parte da Comissão Nacional de Eleições, à mesma.
A compensação só será atribuída se o TAl estiver presente no dia da eleição para o Parlamento Europeu.
A candidatura deve ser feita através do formulário disponível AQUI [clique para abrir].
Comentários: 0
0
0