PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Bombeiros socorrem em Âncora face a litígio entre voluntários e direção

22 Abril, 2013 - 08:59

170

0

Os bombeiros voluntários de Caminha passaram a assegurar o socorro no vale do Âncora face à “indisponibilidade” comunicada pelos elementos da corporação local, que estão em litígio com a direção, informou a proteção civil.

Os bombeiros voluntários de Caminha passaram a assegurar o socorro no vale do Âncora face à “indisponibilidade” comunicada pelos elementos da corporação local, que estão em litígio com a direção, informou a proteção civil.

Segundo a fonte, as operações de socorro de pessoas e bens que eram asseguradas pelos bombeiros voluntários de Vila Praia de Âncora estão a cargo, desde sábado, da outra corporação do concelho de Caminha, com os elementos do corpo ativo a não aceitarem a decisão da direção, de substituir o atual comandante.

“Fui informado da indisponibilidade na sexta-feira à noite, após a reunião dos elementos do corpo ativo. Alegaram estar em litígio com a direção e em contacto com a autoridade de proteção civil municipal decidiu-se que o socorro naquela zona passaria a ser assegurado pelo corpo de bombeiros de Caminha”, confirmou à Lusa o comandante distrital de operações de socorro.

Segundo Paulo Esteves, na prática, qualquer pedido de socorro naquela zona, a mais populosa de Caminha mas afastada da sede do concelho, está agora a ser canalizado para a corporação da vila.

“Qualquer situação, em todo o concelho, será assegurada pelo corpo de bombeiros de Caminha, mas espero que seja encontrada uma solução para este litígio tão breve quanto possível”, disse ainda.

Em comunicado distribuído nas últimas horas à população de Vila Praia Âncora, os cerca de 20 elementos do corpo ativo da corporação local justificam esta posição com a decisão, da direção, de não renovar a comissão do comandante Manuel Verde Rei, naquelas funções desde abril de 2008.

No documento, ao qual a agência Lusa teve acesso, estes elementos “comunicam a toda a população da sua área de intervenção o seu total desacordo com essa decisão” mas também devido a outras “sucessivas decisões e posturas inaceitáveis”, da mesma direção.

Os voluntários de Âncora garantem que não voltam a prestar “qualquer serviço de socorro, enquanto a atual direção se mantiver no ativo”, mas acrescentam que o transporte pré-hospitalar de emergência médica será assegurado pelos quatro bombeiros profissionais da corporação.

Últimas