PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 20 e 21 de Outubro

19 Outubro, 2012 - 11:26

167

0

Este será também um fim-de-semana de Taça, e, por isso, como se costuma dizer da festa do futebol aí por muitos recantos deste país. Que pena não haver essa festa cá pelas nosso vale! Mas esteve prestes a acontecer, quer relativamente a monçanenses, quer a melgacenses: estes últimos caíram nas grandes penalidades e os de Deuladeu mesmo à portinha delas.

Este será também um fim-de-semana de Taça, e, por isso, como se costuma dizer da festa do futebol aí por muitos recantos deste país. Que pena não haver essa festa cá pelas nosso vale! Mas esteve prestes a acontecer, quer relativamente a monçanenses, quer a melgacenses: estes últimos caíram nas grandes penalidades e os de Deuladeu mesmo à portinha delas.
E em face destas eliminações, também foi por um triz, ou seja, por uma grande penalidade, que não temos a Académica de Coimbra cá pela nossa área de influência. Assim, resta-nos a consolação de andar cá pela beira, nas margens do Lima, em Ponte da Barca, ao início da tarde de Domingo. Uma honra para os barquenses à sua qualidade de anfitriões ao actual detentor do troféu e quem sabe se um prémio valioso com um diploma honorífico a titulá-los de “tomba gigantes”!
Ainda junto à beira Lima, um pouco a jusante, o Limianos também entrará na festa com a recepção a “colegas” do mesmo estatuto, ao Tourizense, de Tábua, num confronto que rondará o equilíbrio, podendo o factor casa pender ao favoritismo local.
De resto, haverá Taça de norte a sul, extensiva às ilhas, e quem sabe se também teremos “taça” pelas surpresas que, às vezes, costuma provocar. No arranque, com contornos de aviário, tudo normal, com a águia, de unhas afiadas, a bater os capões de Freamunde, sem direito a apelo, aguardando-se as prestações dos outros primodivisionários, com os bracarenses a receberem os “bebés” de Matosinhos, equipa que já provocou dissabores, nesta prova, aos arsenalistas, com os dragões em Vizela perante Santa Eulália em grande forma e os leões a encerrarem a jornada, pela noite de Domingo, frente aos cónegos de Moreira, num dos dois encontros entre equipas do escalão principal, estando o outro reservado para a Amoreira entre os canários do Estoril e os pacenses, os “carpinteiros” de Paços de Ferreira.

É certo que, entre nós propriamente dito, não haverá Taça, mas teremos a disputa de mais uma jornada com muitos encontros e alguns, senão todos, carregados de atractividade e interesse.
Na Honra, continuará o Valenciano o seu circuito de viagens ao exterior, agora pelo terceiro fim-de-semana consecutivo, e numa das deslocações mais perigosas, segundo a tradição e os objectivos do visitado Neves. Pensarão muitos como nós, que se trata do embate entre dois potenciais candidatos, que partem para este encontro com semelhante antecedente: ambos são provenientes de derrotas em casas alheias, o que conferirá ao perdedor esse título em duplicado, sempre nefasto para qualquer deles. Certamente o jogo da jornada e um dos mais atractivos da tarde domingueira.
Mas o Cerveira também não poderá ter atitude descontraída, pois a sua tarefa no 15 de Agosto, em Lanheses, se afigura difícil e a merecer cautelas e cuidados redobrados. Moralizado pelas duas anteriores vitórias, mormente no confronto com o candidato Neves, a equipa da vila das artes tudo fará para manter a senda ganhadora e poder ascender ao topo, objectivo que desejará alcançar tão rapidamente quanto possível.
A terceira vitória consecutiva andará, de igual modo, na mente dos courenses e embora Quim Zé vá orientar a equipa desde a bancada, esse facto não deverá constituir grande entrave à conquista dos três pontos perante o Távora, que somente ganhou na jornada inaugural ao Campos, equipa que estará em folga neste fim-de-semana.
Mais quatro encontros na jornada quarta, sendo que dois deles poderão manter os líderes, Moreira do Lima e Vila Fria, mais uma semana, nesses “saborosos” postos. Ambos jogam em seus domicílios, e perante vizinhos de porta. Os de Moreira recebem os do lado, das Lagoas de Bertiandos, que até poderão ir a pé, para aquecimento, e os de Vila Fria darão hospedagem aos seus homólogos franquenses, no duelo dos “Vilas”. Cremos, com alguma firmeza, que, apesar das rivalidades que sempre caracterizam estes encontros, há elevada probabilidade de os dois anfitriões continuarem na frente da classificação.
Para concluir, as duas equipas do meio da tabela, com quatro pontos, Correlhã e Castelense receberão adversários do fundo da tabela, respectivamente, Paçô, ainda sem pontos, e o Vitorino de Piães, que apenas conseguiu um empate, pendendo, naturalmente, a vitória para os caseiros, embora só possamos fechar as contas na tarde de Domingo.

A nossa divisão secundária traz-nos também alguns encontros deveras interessantes. Desde logo um duelo antecipado para a tarde de Sábado, na Coutada, entre o “novo” Atlético dos Arcos e o Castanheira, um dos líderes da competição, num segundo grande teste da época, continuando no Domingo, pela tarde, com o dérbi monçanense no Areal, em que Raianos e Moreira, cada qual, tentarão averbar alguns pontos, que seriam os primeiros para os “canarinhos”. Em comum, os dois conjuntos sofreram derrotas nos anteriores encontros e os resultados dos últimos confrontos deixam totalmente em aberto o desfecho do jogo.
O outro líder, o Darquense, viaja até à Carapita para defrontar as Águias (do Souto) que, apesar de duas derrotas expressivas fora, venceram o embate caseiro perante o Moreira. Equilibrados deverão ser os confrontos entre Caminha, vencedor em casa, e o Perre, bem como o Fachense, de regresso ao seu ambiente, e o Ancorense, quatro conjuntos escalonados sensivelmente pelo meio da tabela, tal como os anteriores campeonatos disputados entre eles. E se estes dois embates denotam equilíbrio, pela positiva, ao invés, Grecudega/Vitorino das Donas e sobretudo Chafé/ Arcozelo, mormente estes últimos, têm-no revelado pelos fracos resultados obtidos, a ponto de se encontrarem nos lugares do fundo da tabela.
Destes quatro pares de encontros, ou resultam todos empatados, o que não é impossível, nem difícil acontecer, ou teremos mexidas entre eles na classificação, envolvendo também o Lanhelas, conjunto em folga. Vamos esperar pelo seu desenvolvimento em plena tarde domingueira.

E pronto, menos encontros que habitualmente, dada a “pausa” que Desportivo de Monção e Melgacense impuseram a si mesmos após a eliminação da Taça de Portugal, tempo aliás precioso para os monçanenses conseguirem o treinador que, apesar de tantas “apalpadelas”, parece ainda não terem encontrado, mas nem por isso menos motivos de interesse e emoção.
E, por isso, já sabe: Domingo à tarde, cá estaremos na “sua” Rádio para lhe dar todas as informações, bem como no dia imediato, à tarde e à noite, para o “Prolongamento”.

Últimas