PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Âncora: Pescadores já vendem peixe na nova lota do Portinho

3 Setembro, 2012 - 14:07

221

0

A cedência da nova lota à Associação de Pescadores, a título precário, foi a solução encontrada para resolver o problema levantado na vistoria da ASAE e permitir que os pescadores pudessem continuar a vender o pescado.

Os pescadores de Vila Praia de Âncora já fazem a venda de peixe na nova lota do Portinho. Depois de uma denúncia anónima à ASAE sobre a venda de peixe no Portinho, esta foi a solução encontrada pela Câmara de Caminha, pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e pela Associação de Pescadores para garantir a atividade dos pescadores.

Segundo uma nota de imprensa, desde sábado que os pescadores se encontram na nova lota. A cedência da nova lota à Associação de Pescadores, a título precário, foi a solução encontrada para resolver o problema levantado na vistoria da ASAE e permitir que os pescadores pudessem continuar a vender o pescado. No entanto, ainda estão a ser realizados os procedimentos em falta para a cedência definitiva do espaço, assim como para a aquisição de alguns equipamentos previstos.

As chaves do edifício foram entregues simbolicamente no sábado, na presença de Júlia Paula Costa, presidente da Câmara de Caminha, Joaquim Gonçalves, Diretor-delegado do IPTM delegação do Norte e Douro, Vasco Gomes, presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora. Ainda estiveram presentes o Diretor Regional da Economia do Norte, Eduardo Viana e o deputado Eduardo Teixeira.

Lê-se no comunicado que Júlia Paula Costa realçou “o empenho e a forma organizada como os pescadores trataram todo este processo de transição, bem como reforçou a colaboração e a prontidão das instituições”. A presidente lembrou que todos os pescadores de Vila Praia foram contemplados na nova lota e que, agora, “podem desenvolver a sua atividade de forma digna, com melhores condições e com mais qualidade e segurança para os consumidores”. A Câmara Municipal “agiu com celeridade para que os pescadores pudessem continuar a sua atividade económica sem grandes prejuízos, garantindo a colocação de mais pontos de recolha de resíduos e a ligação da água para que a transferência pudesse ser feita de imediato”.

Joaquim Gonçalves evidenciou “que a lota do Portinho de Vila Praia de Âncora é uma solução integrada e única no país”, já que são os próprios pescadores que pescam e garantem a venda do próprio peixe, ou seja, os pescadores para além de pescarem o peixe, tratam diretamente da sua comercialização.

Vasco Presa agradeceu o empenho da Câmara e do IPTM na solução do problema, que poderia ter prejudicado em muito os pescadores de Vila Praia de Âncora.

Últimas