PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alunos do IPVC lançam projeto para invisuais

25 Novembro, 2013 - 11:47

176

0

O projeto intitulado “Guia de apoio à navegação de invisuais em superfícies comerciais”, pretende proporcionar a pessoas com deficiência novas oportunidades com base nas novas tecnologias.

Atividades tão simples do dia-a-dia como uma ida às compras que, à partida, não constitui qualquer dificuldade para o comum cidadão, pode representar um enorme obstáculo para um deficiente visual.

E é com base nesta premissa que dois alunos do curso de Engenharia Eletrónica e Redes de Computadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), sensibilizados para questões relacionadas com a inclusão social, desenvolveram aparelhos tecnologicamente avançados para ajudar invisuais a conseguir cumprir essa tarefa, eliminando várias inacessibilidades que se deparam nesse simples ato.

O projeto intitulado “Guia de apoio à navegação de invisuais em superfícies comerciais”, pretende proporcionar a pessoas com deficiência novas oportunidades com base nas novas tecnologias.

O docente da Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Redes de Computadores explica que se trata de um sistema que permite apoiar um invisual na gestão otimizada da sua navegação numa superfície comercial, durante o processo de aquisição de bens existentes numa lista de compras pré-configurada.

Sérgio Lopes refere que o sistema gera automaticamente um percurso otimizado tendo em conta critérios espaciais e de proximidade entre os produtos existentes na lista de compras, minimizando assim a distância percorrida pelo invisual nesse processo e em que a localização do indivíduo tira partido de tecnologia RFID colocada no pavimento em pontos de decisão de um sistema de orientação tátil pré-existente.

Sérgio Lopes esclarece que este protótipo já foi testado em laboratório com invisuais, e que o próximo passo é avançar para testes em ambiente real e, com o apoio dos associados da Associação Iris Inclusiva, o objetivo é melhorar e evoluir o projeto numa perspetiva mais centrada no utilizador.

Este trabalho é o resultado do projeto final do curso de EERC dos alunos Tiago Santos e João Palma, tendo sido executado sob orientação científica dos Docentes Sérgio I. Lopes e Salvador Lima, ambos docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

Últimas