PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho entre os 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo

11 Outubro, 2019 - 13:38

517

0

PUB O Alto Minho está entre os 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo.  O anúncio foi feito pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) que, em nota […]

PUB

O Alto Minho está entre os 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo.  O anúncio foi feito pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) que, em nota se imprensa, se congratula com a atribuição do galardão  Platinum QualityCoast/Green Destinations Award (Destino Verde/Costeiro Platina) à região.

O prémio, entregue na Croácia, surge de uma candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.

“Este galardão reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima”, refere a CIM Alto Minho.

O Alto Minho foi a primeira NUT III de Portugal continental a ser galardoada com Platina de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). No país, além do Alto Minho, apenas existem dois destinos galardoados com platina, os Açores e a Região do Oeste, incluindo Torres Vedras. De referir que o Alto Minho, à semelhança do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), já tinha sido reconhecido em 2018 como Sustainable Destination Top 100.

O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.

“O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um longo período de preparação, de relatórios e dossiers abrangendo mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade divididos por seis temáticas (gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade), e uma auditoria independente no local”, realça a CIM Alto Minho. “O prémio também é um reconhecimento dos esforços dos destinos, neste caso do Alto Minho, na manutenção da atratividade do seu turismo no futuro. Neste processo não são medidos apenas aspetos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável”.

A CIM acrescenta ainda que este galardão “é um grande passo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, a qual é totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo GSTC”.

 

Sobre o Green Destinations

 

O programa de atribuição de galardão e certificação da Green Destinations desafia os destinos (municípios, regiões, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover a gestão responsável de destinos de forma contínua e sustentada com o objetivo de estimular o sector do turismo a implementar práticas ambientais importantes. Os destinos participantes envolvem-se num sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente de desempenho e progresso, a cada 2 anos, e recomendações de melhorias. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

 

[Fotografia: Publituris]

 

PUB

 

 

 

Últimas