PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Aí estão as chamadas ‘trovoadas secas’ – Mas o que são? Como se formam?

31 Maio, 2020 - 20:29

541

0

PUB Chamam-lhes trovoadas secas. Os relâmpagos já começaram a ser vistos ao princípio da noite por todo o Alto Minho e prometem ficar toda a semana. Mas o que são? […]

PUB

Chamam-lhes trovoadas secas. Os relâmpagos já começaram a ser vistos ao princípio da noite por todo o Alto Minho e prometem ficar toda a semana. Mas o que são?

Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, explicou à TSF que se trata de uma trovoada em que a precipitação é praticamente inexistente. “É como se tivessem uma frigideira no fogão, aquece muito. Quando aquece, o ar sobe, há movimentos verticais que dão origem a trovoadas. Não é possível prever se vai haver a trovoada”, exemplificou.

O fenómeno pode ocorre devido às cumulonimbus, nuvens de desenvolvimento vertical conforme deu conta a Rádio Vale do Minho este sábado.

 

A trovoada seca pode dar origem a incêndios?

 

De acordo com a meteorologista Maria João Frada, os cumulonimbus ocorrem de forma frequente, sendo que é normal que as trovoadas secas provoquem incêndios.

As trovoadas secas ocorrem, geralmente, em desertos ou locais onde a concentração de vapor de água atmosférico seja baixa. Como o ar seco tende a absorver a água em estado líquido, fazendo com que haja uma transição de fase desta para o estado gasoso, a maior parte da precipitação associada à trovoada é absorvida antes de atingir o solo e forma a chamada virga, ou chuva fantasma. Este fenómeno é comum durante os meses de verão em grande parte do oeste da América do Norte e outras áreas áridas.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

 

 

Últimas