PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Aguiar-Branco aborda situação dos estaleiros com autarca de Viana na terça-feira

14 Fevereiro, 2013 - 12:19

140

0

O ministro da Defesa reúne-se na terça-feira com o presidente da Câmara de Viana do Castelo para abordar o atual momento dos estaleiros navais, confirmou hoje à agência Lusa fonte do gabinete de Aguiar-Branco.

O ministro da Defesa reúne-se na terça-feira com o presidente da Câmara de Viana do Castelo para abordar o atual momento dos estaleiros navais, confirmou hoje à agência Lusa fonte do gabinete de Aguiar-Branco.

A reunião terá lugar no Ministério da Defesa no dia 19 de fevereiro, pelas 16:00, e servirá também, segundo a mesma fonte, para esclarecer o autarca socialista José Maria Costa dos desenvolvimentos no processo de reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

A venda dos ENVC está suspensa desde dezembro, devido à investigação lançada pela Comissão Europeia aos apoios estatais de 180 milhões de euros, atribuídos aos ENVC entre 2006 e 2010.

Estas dúvidas já levaram o grupo brasileiro Rio Nave a desistir do negócio, permanecendo na corrida à venda da empresa apenas os russos da RSI Trading.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo assumiu nos últimos dias “profunda preocupação” com a situação dos estaleiros e esta reunião com o ministro da Defesa foi pedida com caráter de “urgência” há cerca de uma semana.

“Face às notícias sobre os estaleiros, quero ser informado pelo Governo se já estão esclarecidas as dúvidas colocadas pela Comissão Europeia e qual será o procedimento a seguir se Bruxelas não aceitar os esclarecimentos”, afirmou José Maria Costa.

O autarca socialista insiste na necessidade de o Governo revelar se existem “cenários alternativos” pensados para a empresa, de capitais totalmente públicos e que emprega atualmente 625 trabalhadores.

A indefinição sobre o futuro dos estaleiros já levou os trabalhadores a convocarem uma manifestação pública para a próxima quarta-feira, em defesa da viabilização da empresa.

O protesto, o quarto do género em cerca de dois anos, decorrerá precisamente no mesmo dia em que Aguiar-Branco vai prestar esclarecimentos aos deputados, no parlamento, sobre a situação dos ENVC.

Últimas