PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Cerca de uma centena de empresários avançam para criação de nova Associação

6 Fevereiro, 2016 - 15:38

182

0

Salão Nobre da autarquia encheu esta sexta-feira para assistir à assinatura de um protocolo de colaboração entre a autarquia e o BICMINHO – Centro Europeu de Empresas e Inovação

Cerca de uma centena de empresários marcaram presença esta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara local, para assistir à assinatura de um protocolo de colaboração entre a autarquia e o BICMINHO – Centro Europeu de Empresas e Inovação, uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.
Com a assinatura do documento, referiu o presidente da Câmara aos jornalistas, está dado mais um passo para a criação de uma nova Associação Empresarial no concelho. “Julgo que sim. Embora o intuito do Município não é que ela seja ‘para ontem’. O objetivo é que esta discussão, e a parceria do BICMINHO para este trabalho, ajude a que os empresários tenham capacidade e colaboração para pensar de forma séria aquilo que possa ser uma Associação Empresarial para o Município”, disse Manoel Batista.
Nesta altura, segundo apurámos, existem já três grupos de empresários na vila com intenções de criar esta associação. Aos jornalistas, o edil melgacense prefere analisar o facto com optimismo. “Gosto sempre de ver as coisas mais pelo lado da oportunidade do que do lado do problema. Esses grupos vão agora trabalhar com o BICMINHO, no sentido de encontrar a colaboração para ajudar a pensar este projeto. O facto de haver estas intenções é uma oportunidade”, reiterou o edil.
Pelo BICMINHO, Nuno Gomes esclareceu que “este protocolo consiste numa parceria para o desenvolvimento regional. Queremos trabalhar em conjunto com o Município de Melgaço, no sentido de promover o empreendedorismo, o espírito empresarial, a modernização e a internacionalização das empresas da região. Ao termos empresários mais competitivos e inovadores, estamos a criar riqueza e a tentar criar postos de trabalho na região o que é muito importante para o desenvolvimento e para a estabilidade sócio-económica do território”.
Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92%, responsáveis pela criação de mais de 3.000 novos empregos e de um volume de negócios global estimado em 2015 superior a 35 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 600 PME, que empregam mais de 8.650 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 170 foram apoiadas ao nível da internacionalização. “Quando nós conseguimos juntar tanta gente numa sala para ouvir falar sobre associativismo empresarial, é sinal de que as pessoas estão à procura disso. Quando vemos três iniciativas para criar uma associação, há espaço para isso. As pessoas daqui não se revêem noutras associações que provavelmente existem cá. As pessoas estão motivadas para criar uma nova associação e isso é fundamental”, continuou o responsável. No entanto, antes da criação de uma nova Associação Empresarial para o concelho, Nuno Gomes sublinha que é preciso “pensar o negócio antes de o criar. E foi isso que nós fizemos aqui hoje. Lançámos umas reflexões sobre aquilo que os principais impulsionadores devem pensar antes de avançar. Normalmente a tendência é para juntar um conjunto de pessoas, formar órgãos sociais, ir a um notário e criar a associação”. Contudo, o BICMINHO apela aos empresários melgacenses para “resistir à tentação”. Nuno Gomes defende que, acima de tudo, todos devem “ter uma ideia de futuro da associação, do seu modelo, do que pretende fazer e qual será a proposta de valor que ela dá. O BICMINHO estará disponível, não cobrando qualquer tipo de honorários, para a ajudar a desenvolver este modelo de negócio. Os empresários podem contar com toda a nossa ajuda”, garantiu.

Leia também:
Melgaço: Associação Empresarial do concelho mais próxima da realidade
Link para a notícia: https://www.radiovaledominho.com/#!news-26533

Monção/Melgaço: Ideia de criar uma Associação Comercial para cada concelho começa a ferver
Link para a notícia: https://www.radiovaledominho.com/#!news-26188

Últimas