PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Voluntários defendem a floresta contra incêndios

29 Julho, 2010 - 15:26

248

0

Numa iniciativa pioneira no distrito de Viana do Castelo, 15 voluntários residentes na freguesia de Covas colaboram na defesa da floresta contra incêndios, apoiando os soldados da paz na primeira intervenção, nas acções de rescaldo e na vigilância.

A Junta de Freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, promoveu a criação de uma equipa de voluntários para apoiar acções de protecção civil, destacando-se, entre estas, a defesa da floresta contra incêndios, colaborando na primeira intervenção, nas acções de rescaldo e vigilância.

Esta equipa de voluntários, denominada Unidade Local de Covas (ULC), é constituída por 15 voluntários, maioritariamente jovens, todos residentes na freguesia, que receberam formação na área dos incêndios florestais.
O autarca de Covas sublinha uma iniciativa pioneira no distrito que contribuirá para uma prevenção mais eficaz na extensa mata existente em Covas.
Rui Esteves diz mesmo que esta iniciativa "deve ser um exemplo a seguir por outras localidade, dado que a prevenção das florestas é da responsabilidade de todos".

A unidade encontra-se equipada com um "kit" de primeira intervenção e viatura todo-o-terreno, sendo ainda auxiliada por uma viatura para transporte e um tractor florestal equipado com cisterna de 4000 litros.

Os voluntários vão estar a vigilar os pontos mais propícios a incêndios na freguesia de Covas até 30 de Outubro, no entanto esta Unidade Local de Covas vai manter-se activa para ajudar a prevenir os danos provocados no Inverno, embora com um modo de actuar diferente que já está a ser estudado.

Últimas