A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Proteção Civil Municipal, apresentou, este sábado, no Dia Internacional da Proteção Civil, a mascote “Luzia”.
Trata-se de uma figura criada para sensibilizar a população e para marcar presença nas escolas e junto das crianças e jovens.
“A “Luzia” é uma figura feminina inspirada em Santa Luzia, por herdar o olhar atento e protetor, capaz de identificar riscos e perigos de longe”, explica o Município.
[crédito fotografia: Município V. Castelo]
“Assim como o santuário que guarda Viana do Castelo do alto da serra, Luzia representa a constante vigilância, pronta para agir com firmeza e segurança em defesa do Município”, acrescenta.
O Presidente da Câmara, Luís Nobre, reconheceu que “os novos desafios, a complexidade, a frequência e a intensidade dos eventos na atualidade tornam o papel da Proteção Civil cada vez mais determinante e relevante”, especialmente tendo em conta que esta “é transversal a toda a ação do Município, abrangendo todas as áreas, para garantir a segurança de Viana do Castelo, dos vianenses e dos visitantes”.
Por isso mesmo, o autarca assume que “o investimento que fazemos na Proteção Civil, superior a 3 milhões de euros por ano, não é uma despesa, mas sim um investimento necessário em prol de todo o concelho”.
Comentários: 0
0
0