PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Várias atividades para assinalar 200 anos do nascimento do Conselheiro Silva Torres

18 Maio, 2012 - 08:26

504

0

O vice-presidente do executivo caminhense diz que se pretende distinguir os valores locais, exaltar a memória e a ilustração desta personalidade e da sua família.

Até domingo, a Câmara Municipal de Caminha está a assinalar os 200 anos do nascimento do Conselheiro Silva Torres, com várias atividades, para que a população relembre com orgulho este ilustre caminhense.

Natural de Caminha, Francisco Maria da Silva Torres ficou conhecido pela sua benemerência, que foi confirmada, mais uma vez, depois da sua morte, em 1891. No seu testamento deixou a maioria da sua fortuna ao município caminhense para a fundação de uma instituição de recolha de crianças órfãs e abandonadas.

O vice-presidente do executivo caminhense diz que se pretende distinguir os valores locais, exaltar a memória e a ilustração desta personalidade e da sua família.

Visitas guiadas aos locais diretamente relacionados com a figura, uma missa em homenagem ao Conselheiro Silva Torres, na Igreja Matriz de Caminha, e a leitura encenada sobre a vida desta personalidade são algumas das iniciativas previstas.

Recorde-se que a Praça principal de Caminha, vulgarmente chamada por Terreiro, tem o nome do Conselheiro Silva Torres. Esta designação foi-lhe dada precisamente no ano em que Francisco Maria faleceu, como forma de nobre homenagem.

Francisco Maria da Silva Torres nasceu a 18 de maio de 1812, em Caminha. Primeiro seguiu a vocação religiosa, depois formou-se em Medicina em Coimbra. O trabalho levou-o para o Oriente, e quando regressou a Portugal, passou a residir em Lisboa, mas nunca esqueceu a sua terra natal.

As comemorações dos 200 anos do nascimento do Conselheiro Silva Torres prolongam-se até domingo.

Últimas