PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Tui: Carpinteira e Cabaleiro já reuniram para levar Eurocidade mais longe

30 Outubro, 2021 - 21:08

895

0

Autarcas ‘vizinhos’ encontraram-se em Valença.

O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, recebeu nos Paços do Concelho o Alcalde de Tui,Enrique Cabaleiro González, e os Concejales (vereadores) Sónsoles Solla e Rafael Martínez.

 

“Este encontro serviu para o estreitamento dos laços que nos unem, nesta relação transfronteiriça, e para uma abordagem dirigida à projeção da Eurocidade Valença-Tui, no contexto da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza”, refere o Município de Valença em nota publicada.

 

O estatuto do trabalhador transfronteiriço foi um dos temas em cima da mesa.

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, o documento  deverá estar em vigor no início de 2022. O tema foi discutido durante a Cimeira Ibérica de 2021, que decorreu na quinta-feira na cidade espanhola de Trujillo, na província de Cáceres.

 

Durante a ação foi assinado, entre Portugal e Espanha, o Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço: com a medida, os trabalhadores terão acesso a serviços públicos em qualquer um dos países, como a equipamentos sociais, escolas ou creches, aos centros de emprego, aos regimes de segurança social, entre outros.

 

Na reunião entre Carpinteira e Cabaleiro foi ainda discutida a agenda cultural e desportiva, os projetos de cooperação transfronteiriça, e também o próprio Rio Minho.

“Os frutos desta reunião de trabalho surgirão, em breve”, adianta a autarquia.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas