PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Tui: Atletas do Urban Trail fizeram um minuto de silêncio (e não foi devido à COVID)

28 Novembro, 2021 - 22:11

1586

0

Prova regressou após um ano de suspensão.

Estava tudo a postos para a partida. Subitamente… silêncio. Durante um minuto, os 370 atletas que este sábado participaram na 5ª edição do Urban Trail Night da Eurocidade Valença/Tui fizeram com que na Avenida da Estação não se ouvisse uma só voz.

 

A razão? Lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinalou no passado dia 25 de novembro.

 

Na localidade vizinha de Tui, essa data está a ser profundamente lembrada com o edifício da Câmara Municipal iluminado em tons cor-de-rosa.

 

 

Edifício da Câmara Municipal de Tui iluminado em tom cor-de-rosa
[Fotografia: FB Concello de Tui]

 

 

Terminado o minuto de silêncio, foi dada a partida. Centenas de atletas, munidos com a habitual lanterna frontal, iniciaram um percurso de 14 quilómetros que passou pelo centro histórico das duas localidades vizinhas. Atravessaram até uma discoteca do lado de lá da margem do rio Minho.

 

“É um regresso em grande desta prova. Estávamos todos bastante ansiosos. Isso nota-se no entusiasmo dos participantes nesta prova que consolida ainda mais as relações entre Valença e Tui”, realçou à Rádio Vale do Minho o vereador do Desporto na Câmara de Valença, Arlindo Sousa.

 

Também presente no momento da partida, o presidente da Câmara de Valença mostrou-se muito satisfeito com a adesão dos atletas.

 

“Esta é uma prova muito importante para o programa desportivo comum desta Eurocidade. Uma prova na qual queremos continuar a apostar. Para além de ser um trail diferente pelo facto de ser à noite, também passa pelo nosso centro histórico e une dois povos”, apontou José Manuel Carpinteira.

 

O grande vencedor da prova foi um atleta galego cujo nome já começa a ser familiar na margem portuguesa: Maikel Rodríguez. Em Monção, por exemplo, já venceu várias edições da corrida de S. Silvestre.

 

O atleta fez os 14 quilómetros em 54 minutos e 8 segundos.

 

Na categoria feminina, a mais rápida foi a galega Helena Perez Gonzalez, com o tempo de 1h10m57s.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: FB Urban Trail Night]

Últimas