PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Senhora da Cabeça ‘de volta’ ao Parque – Veja as FOTOS

10 Julho, 2022 - 20:08

798

0

Imagem anterior foi alvo de atos de vandalismo no passado mês de fevereiro.

O Parque de Lazer de Nossa Senhora da Cabeça já tem uma nova imagem da Virgem com o mesmo nome. Foi inaugurada este domingo, numa cerimónia onde a obra recebeu a bênção do Bispo de Viana do Castelo D. João Lavrador.

 

Recorde-se que a imagem anterior, bem como a placa identificativa, foram alvos de atos de vandalismo no passado mês de fevereiro. 

 

O encanto daquele ponto religioso está de volta. Não só a imagem é uma réplica da anterior como a própria placa reproduz exatamente as palavras daquela que foi vandalizada. É apenas acrescentado: «Nova imagem, benzida por D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, em 10-07-2022».

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

 

Imagem vandalizada em Fevereiro

Valença acordou em choque no passado dia 21 de fevereiro. A emblemática imagem de Nª Srª da Cabeça, na zona de lazer com o mesmo nome localizada naquele concelho, apareceu totalmente quebrada. Incluindo uma placa existente no pilar onde aquela assentava.

 

“Isto terá acontecido de madrugada. E não foram jovens daqui! Isto foi pura maldade”, disse à Rádio Vale do Minho Jorge Andrade, da Comissão Fabriqueira de Nª Srª da Cabeça. “Há quinze dias tentaram assaltar a capela, mas não conseguiram. As portas são de ferro”, contou.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

Quem por ali passava durante a manhã não ficava indiferente ao cenário. Olhares de consternação perante a icónica imagem destruída.

 

“Tanto a imagem como a placa ali existentes tinham várias décadas de existência. Foram oferecidas por um emigrante nos Estados Unidos da América”, prosseguiu Jorge Andrade.

 

 

Imagem foi oferecida a Valença por emigrantes nos Estados Unidos da América, em 1959

[Fotografia: Arquivo/DR]

 

 

 

No entanto, no meio de todo este vandalismo, um pormenor.

 

“Não conseguimos encontrar a cabeça da imagem”, apontou o responsável. “Já procuramos em diversos lados, e a cabeça da imagem não está lá”.

 

Contactada pela Rádio Vale do Minho, a GNR confirmou a ocorrência.

 

“Tivemos um alerta cerca das 9h00 por parte da Comissão Fabriqueira para danos numa estátua”, relatou fonte da GNR.

 

No local, a GNR recolheu testemunhos e indícios que possam levar à identificação dos suspeitos. No entanto, para já, nada em concreto.

 

As investigações prosseguem.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas