[atualizada 11h59 – com mais fotografias]
Valença acordou em choque. A emblemática imagem de Nª Srª da Cabeça, na zona de lazer com o mesmo nome localizada naquele concelho, apareceu esta segunda-feira totalmente quebrada. Incluindo uma placa existente no pilar onde aquela assentava.
“Isto terá acontecido de madrugada. E não foram jovens daqui! Isto foi pura maldade”, disse à Rádio Vale do Minho Jorge Andrade, da Comissão Fabriqueira de Nª Srª da Cabeça. “Há quinze dias tentaram assaltar a capela, mas não conseguiram. As portas são de ferro”, contou.
Uma placa explicativa daquele local foi também destruída.
Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]
Quem por ali passava durante a manhã não ficava indiferente ao cenário. Olhares de consternação perante a icónica imagem destruída.
“Tanto a imagem como a placa ali existentes tinham várias décadas de existência. Foram oferecidas por um emigrante nos Estados Unidos da América”, prosseguiu Jorge Andrade.
Imagem foi oferecida a Valença por emigrantes nos Estados Unidos da América, em 1959
[Fotografia: Arquivo/DR]
No entanto, no meio de todo este vandalismo, um pormenor.
“Não conseguimos encontrar a cabeça da imagem”, apontou o responsável. “Já procuramos em diversos lados, e a cabeça da imagem não está lá”.
Contactada pela Rádio Vale do Minho, a GNR confirmou a ocorrência.
“Tivemos um alerta cerca das 9h00 por parte da Comissão Fabriqueira para danos numa estátua”, relatou fonte da GNR.
No local, a GNR recolheu testemunhos e indícios que possam levar à identificação dos suspeitos. No entanto, para já, nada em concreto.
As investigações prosseguem.
Comentários: 0
1
0