PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Tem saudades dos tempos em que não havia consolas de videojogos?

24 Janeiro, 2019 - 00:29

175

0

Ao todo são mais de 300. Um imenso mundo de brinquedos de outros tempos está patente no Núcleo Museológico de Valença. Muitos fazem parte do espólio de João Teixeira, um […]

Ao todo são mais de 300. Um imenso mundo de brinquedos de outros tempos está patente no Núcleo Museológico de Valença. Muitos fazem parte do espólio de João Teixeira, um colecionador valenciano que ao longo dos anos tem vindo a aumentar este tesouro que tem feito as delícias de centenas miúdos e graúdos que passam por aquele espaço. “Tenho aqui brinquedos com mais 100 anos. São todos em lata, e remontam ao século XIX”, contou o entusiasta à Alto Minho Tv. “Como sou chefe dos bombeiros, tenho muitos carros de bombeiros”, disse com um sorriso à mistura. “Gosto muito e são dos mais procurados”.

“Com esta exposição, tentamos recordar outros tempos. E também criar uma dinâmica para outras exposições alusivas a este tema”, disse também à Alto Minho Tv o vereador da Cultura na Câmara de Valença, José Monte.

Na Europa os brinquedos, previamente fabricados em barro e madeira, surgiram nos países mais desenvolvidos como a Inglaterra e França, ligados sobretudo ao entretenimento das classes aristocráticas. Os soldadinhos de chumbo, prefigurando batalhas e as bonecas para embalar, como se de um treino para ser mãe, se tratasse.

Em Portugal, os modelos chegaram, via importação. No último quartel do século XIX, A. Poitier, um dos primeiros grandes construtores de brinquedos portugueses, começou a desenhar modelos próprios em diversos materiais, destacando-se entre estes, os soldados de chumbo com uniformes portugueses a cargo de diversos artesãos.

Esta exposição pode ser visitada até ao próximo dia 28 de fevereiro. A entrada é gratuita.

 

[Fotografia: Print Screen Altominho.tv]

 

PUB

Últimas