PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: S. Teotónio é quase sempre representado com a mitra aos pés – Sabe porquê?

18 Fevereiro, 2021 - 09:16

778

0

PUB Nasceu na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu em 1162, em Coimbra. Viveu 80 anos, numa altura em que a esperança média de vida não chegava nem a metade. […]

PUB

Nasceu na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu em 1162, em Coimbra. Viveu 80 anos, numa altura em que a esperança média de vida não chegava nem a metade. Um ano após a sua morte, foi imediatamente canonizado pelo Papa Alexandre III. É atualmente padroeiro das cidades de Valença, Viseu e dá também nome à mais extensa freguesia do país, que fica no concelho de Odemira. Falamos, claro está, de S. Teotónio.

Nas várias imagens do Santo espalhadas pelo país e pelo mundo, é quase sempre representado com uma mitra de Bispo a seus pés. Mas porquê? 

De acordo com os vários teólogos e estudiosos, é a representação do momento em que S. Teotónio recusou o convite que lhe foi feito para bispo de Viseu. Optou pela missão de abade. Fez duas peregrinações à Terra Santa. No regresso da segunda, fundou o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra.

 

Marcelo Rebelo de Sousa: “São Teotónio não é um santo qualquer!”

 

“S. Teotónio não é um santo qualquer! Foi o primeiro santo português e esse momento não foi um qualquer. Foi o momento que antecedeu e que preparou o arranque da nossa pátria”, disse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Valença, há quatro anos, em Valença, durante as comemorações.

“Todos somos descendentes daquela nossa força e por isso Portugal é eterno.Enquanto houver um português ou uma portuguesa, mesmo que não sejam descendentes deste santo ou deste momento de afirmação, Portugal não acaba”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

S. Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido também como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Esta quinta-feira assinala-se o Dia de S. Teotónio. Valença festeja todos os anos este Santo no dia 18 de fevereiro com um programa que – em tempos normais – inclui vários momentos de índole religiosa e cultural por toda a cidade.

Este ano, devido à pandemia da COVID-19, o programa será mais breve. Os atos oficiais constarão da deposição de uma coroa de flores na estátua de São Teotónio, na Coroada, Fortaleza de Valença, e de outra na estátua de São Teotónio, em Ganfei.

“Os tradicionais atos comemorativos, nomeadamente a sessão de reconhecimento de Mérito Municipal às instituições e personagens que se destacaram em prol do concelho, foram adiados para um momento em que seja possível a sua realização”, acrescenta.

 

S. Teotónio em imagens espalhadas por Valença e pelo mundo, sempre com a mitra aos pés
Mas, em Valença, há também uma outra imagem de S. Teotónio… com a mitra na cabeça
Reportagem originalmente publicada a 18 de fevereiro de 2020, com respetivas atualizações
[Fotografias: DR]
PUB

Últimas