PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Marcelo: “São Teotónio não é um santo qualquer!”

24 Outubro, 2018 - 14:08

130

0

O Presidente da República associou-se à entrega da imagem de São Teotónio ao Papa Francisco. Recorde-se que o Sumo Pontífice recebeu aquela imagem esta sexta-feira, no Vaticano, pelas mãos do […]

O Presidente da República associou-se à entrega da imagem de São Teotónio ao Papa Francisco. Recorde-se que o Sumo Pontífice recebeu aquela imagem esta sexta-feira, no Vaticano, pelas mãos do presidente da Câmara, Jorge Mendes. O Chefe de Estado não marcou presença mas, a autarquia já anunciou que Marcelo Rebelo de Sousa louvou este ato do Município.

Recorde-se que, a 18 de Fevereiro do ano passado, o Presidente da República enalteceu em Valença a importância deste santo.  “Este santo [São Teotónio] não é só o santo padroeiro desta freguesia [Ganfei]. É um santo padroeiro de Portugal. Fomos e somos importantes porque fomos sempre fiéis à nossa história, aos nossos costumes e àquilo que nos define”, considerou. “Somos conhecidos por todo o mundo. E começou aqui… na vossa capacidade de luta e na vossa capacidade de acreditar. E também na inspiração de São Teotónio que, curiosamente, acabou por ser alguém próximo do começo da nossa nacionalidade”.

 

Marcelo: “São Teotónio não é um santo qualquer!”

 

Embalado na lição de História, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou nesse dia que Ganfei “não é uma freguesia qualquer”. “Esta é a freguesia de São Teotónio e São Teotónio não é um santo qualquer! Foi o primeiro santo português e esse momento não foi um qualquer. Foi o momento que antecedeu e que preparou o arranque da nossa pátria”, disse o Presidente da República perante uma assistência totalmente absorvida pelo discurso. “Todos somos descendentes daquela nossa força e por isso Portugal é eterno. Enquanto houver um português ou uma portuguesa, mesmo que não sejam descendentes deste santo ou deste momento de afirmação, Portugal não acaba”, desfechou Marcelo seguido de um efusivo aplauso.

São Teotónio é o primeiro santo português, padroeiro dos cristãos escravizados, e para Valença a figura maior. Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

Últimas