PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Quanto tempo vai demorar a reconstrução da muralha? Carpinteira avança com estimativa

1 Janeiro, 2024 - 22:42

1717

0

Investimento de 1,4 milhões de euros.

A reconstrução do pano de muralha da Fortaleza de Valença que ruiu há exatamente um ano vai demorar “cerca de nove meses”.

 

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença que, nas redes sociais, recordou o infeliz momento vivido no início de 2023. 

 

Conforme já tinha avançado à Rádio Vale do Minho, Carpinteira admitiu que “o processo de reconstrução tem sido moroso devido aos diversos procedimentos administrativos a implementar. A elaboração de projeto, a emissão de pareceres pelas diversas entidades competentes, o concurso público e o visto pelo Tribunal de Contas para a adjudicação da obra”.

 

“Um ano depois, temos projeto, já adjudicámos a obra, estando apenas pendente do visto do Tribunal de Contas para avançar”, prosseguiu.

 

Assim, e conforme noticiou também a Rádio Vale do Minho em primeira mão, o Presidente da Câmara espera “iniciar a reconstrução do pano de muralha do Baluarte de São José, até final de janeiro, com um prazo de execução de cerca de 9 meses e um investimento previsto de 1,4 milhões de euros”.

 

“Em breve, o nosso ex-libris patrimonial e histórico voltará a estar íntegro, imponente e forte. Como sempre foi ao longo dos séculos, um símbolo da resiliência e da fortaleza da identidade valenciana. Que esta resiliência e o reerguer da nossa Fortaleza sejam inspiradores para o ano, que hoje começa”, concluiu Carpinteira.

 

Recorde-se que esta derrocada, acontecida no dia 1 de janeiro de 2023, ficou a dever-se à forte precipitação que nessa altura assolou o Alto Minho.

 

Monumento classificado como Património Nacional desde 1928, a Fortaleza está sob a tutela do Ministério das Finanças.

 

A fortaleza do século XVII, principal ex-líbris da cidade de Valença, é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas.

 

O monumento nacional assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e pela história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Valença]

Últimas