PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Eurocidade Valença/Tui

Valença: Pitts deu show nos céus da Eurocidade – Dezenas assistiram ao Festival Aéreo

9 Julho, 2016 - 21:24

202

0

Valença e Vila Nova de Cerveira assinaram acordo de cooperação para a requalificação do Aeródromo de Cerval.

Dezenas de entusiastas das acrobacias aéreas marcaram presença este sábado no Aeródromo de Cerval, em Valença, para assistir à II edição do Festival Aéreo da Eurocidade. Um evento que, disse o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, à Rádio Vale do Minho, “vai ficando cada vez mais consolidado”.
Contrariamente à tradição de qualquer evento mundo fora, a ‘estrela’ deste festival atuou em primeiro lugar. Ninguém tirou os olhos do céu para ver o majestoso avião Pitts Special em ação [na fotografia]. É um dos mais populares aviões de acrobacia aérea. Participa ativamente em quase todos os festivais e campeonatos de acrobacia aérea no mundo inteiro. Considerado por muitos pilotos como uma verdadeira lenda viva, é o resultado de um longo projeto de vida dedicado a este avião por Curtis Pitts, designer de aviões.
Para a muitos, voar num Pitts Special é concretização de um sonho e a possibilidade de poder efetuar manobras acrobáticas absolutamente impossíveis de realizar na grande maioria dos outros aviões.
Este avião tem características únicas cuja aerodinâmica foi meticulosamente concebida para a máxima performance durante o voo acrobático com um ou dois pilotos. Igualmente, é um dos aviões mais preferidos e mais bem preparados para o treino e instrução do voo acrobático.
Mas este festival nunca o seria sem os artistas dos céus. Cerca de três dezenas de pilotos portugueses e espanhóis mostraram o que valem aos comandos das suas avionetas. Para além das acrobacias aéreas, do programa fizeram parte diversas atividades tais como balonismo, paramotor e aeromodelismo.

Requalificação é “concretizar de um sonho antigo”

O II Festival Aéreo da Eurocidade decorreu precisamente no dia em que as Câmaras Municipais de Valença e Vila Nova de Cerveira assinaram um acordo de cooperação para a requalificação do Aeródromo de Cerval. Uma parceria que pretende requalificar e potenciar uma infra-estrutura estratégica não só para Valença e Vila Nova de Cerveira, mas para todo o Alto Minho. As obras de requalificação da estrutura, nomeadamente a pavimentação e aumento da pista, para os 750 metros, vão permitir melhorar as condições de segurança, funcionalidade e comodidade do Aeródromo, bem como reforçar a sua capacidade no contexto da Península Ibérica. “É o concretizar de um sonho antigo do aeródromo, mas também das Câmaras de Valença e Cerveira no sentido de termos uma pista alcatroada e bem sinalizada. Dar mais segurança aos pilotos, mas também dar a possibilidade a outro tipo de aviões de utilizar esta pista”, disse Jorge Mendes à Rádio Vale do Minho. “Estão criadas as condições para termos aqui um grande aeródromo que, a seguir ao de Tires, é o que tem mais aviões”, realçou o edil valenciano.
De opinião semelhante, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, considerou também que esta intervenção no aeródromo “é fundamental”. “É um pequeno grande passo para requalificar um espaço que possa servir Vila Nova de Cerveira e Valença e toda a região do Alto Minho”, acrescentou.
As intervenções programadas vão abrir novas janelas de oportunidade à criação de condições para a realização de voos turísticos, reforçar o apoio à proteção das florestas da região, bem como acolher aviões ligeiros. Os trabalhos deverão arrancar dentro de dias e deverão estar concluídos no final do mês de agosto. O custo total das obras ronda os 120 mil euros.
O Aeródromo de Cerval possui uma localização estratégica no contexto do Alto Minho e do sul da Galiza. Com certificação, para aviação de ultraleves, pelo I.N.A.C. -Instituto Nacional de Aviação Civil, em 11 de Fevereiro de 2009, permite realizar eventos e receber aviões e pilotos de vários pontos do país e da Europa.
Localizado entre os concelhos de Valença e Vila Nova de Cerveira, motiva o empenho das duas autarquias na sua potencialização.
O Aeroclube de CERVAL é a estrutura associativa a quem compete a gestão da utilização do espaço. Esta associação foi formada por pilotos, portugueses e espanhóis, em 16 de setembro de 1992. Inicialmente contava com seis aviões, hoje, são já mais de 60 as aeronaves aqui estacionadas nos vários hangares, com uma área de cinco mil metros quadrados.
De registar que o aeroclube de CERVAL tem orgulho de não registar qualquer tipo de acidente desde a sua formação, tendo nas estatísticas mais de 30 mil horas de voo, o que daria para dar mais de 130 voltas ao planeta Terra.

Últimas