PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

2

Valença

Valença: Lembra-se deles? A partir de quinta-feira (e até dezembro) podem aparecer de novo

13 Outubro, 2021 - 19:20

8306

0

Trânsito pode ficar condicionado durante a noite.

O trânsito na ponte internacional de Valença, no sentido entre Portugal e Espanha, vai estar condicionado no período noturno vários dias, a partir de quinta-feira e até dezembro para a realização de testes do projeto 5G-Mobix.

 

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Infraestruturas de Portugal (IP) esclareceu que a medida se destina “a garantir condições de segurança para a realização da fase de testes no âmbito do projeto 5G-Mobix, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia”.

 

 

Testes vão realizar-se na Ponte Internacional Valença/Tui
[Fotografia: Arquivo/luso.eu]

 

 

Os “testes a realizar incidem no corredor transfronteiriço Espanha-Portugal que liga as cidades de Vigo e Porto, que cobre toda a cadeia de valor, incluindo fabricantes de automóveis, empresas de telecomunicações, administrações públicas e instituições de pesquisa”.

O “principal objetivo é estabelecer as bases para a implantação dos serviços e aplicações 5G Cooperative, Connected and Automated Mobility (CCAM) e dar um forte impulso em ambos os países para o desenvolvimento de oportunidades em torno do 5G no setor de Intelligent Transport System (ITS)”

 

 

Testes na Ponte Centenária já foram realizados

Recorde-se que, no final do passado mês de setembro, a Ponte Internacional Centenária entre as duas cidades foi a primeira a receber estes testes. Ninguém ficou indiferente a um veículo de design futurista.

 

Trata-se do novo veículo autónomo lançado em novembro do ano passado pelo Centro Teconolóxico de Automoción de Galicia (CTAG). E quando dizemos autónomo, queremos dizer é elétrico e que não tem condutor. Literalmente. 

 

Os primeiros testes começaram a ser feitos entre Tui e Valença. Porquê? Para verificar a eficiência da comunicação de dados entre os dois países no âmbito da rede 5GMobix. 

 

 

 

Primeiros testes na Ponte Centenária realizados no passado mês de setembro

[Fotografia: Redes sociais]

 

 

Recorde-se que foi em março de 2019 que Valença e Tui entraram para a história. A Vodafone Portugal e a Vodafone Espanha realizaram , num percurso entre as duas cidades, a primeira ligação 5G mundial em roaming em mobilidade.  Esta ligação em quinta geração móvel (5G) tem a Ericsson como parceiro tecnológico.

 

A demonstração foi feita numa viagem de cerca de sete quilómetros entre Tui e Valença, em que dois jogadores profissionais de videojogos estiveram a jogar na rede móvel da Vodafone sem qualquer interrupção da conexão durante o percurso.

 

Agora chegou a vez de testar veículos autónomos. Sem condutor. Um futuro que já não está muito distante, protetor do ambiente, e que brevemente irá ligar os dois países. 

 

Caso o novo veículo passe nos testes, conforme deu conta o jornal Faro de Vigo, começará por efetuar um trajeto de quatro quilómetros na cidade de Vigo.

 

 

[Fotografias capa: DR/La Voz de Galicia]

 

Últimas