PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença/Lampreia: Eterno camisola 2 do FC Porto vestiu o verde… da Confraria

17 Março, 2018 - 22:09

192

0

Passou uma boa parte da vida vestido de azul, mas este fim-de-semana vestiu o verde. Não de um clube rival, mas o verde da Confraria da Lampreia do Rio Minho. […]

Passou uma boa parte da vida vestido de azul, mas este fim-de-semana vestiu o verde. Não de um clube rival, mas o verde da Confraria da Lampreia do Rio Minho. João Pinto, antigo jogador do Futebol Clube do Porto, foi entronizado Confrade Honorário. Uma cerimónia que decorreu durante a abertura do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, a decorrer em Valença até este domingo. Confesso apreciador de lampreia, o eterno camisola 2 dos dragões disse aos microfones da Rádio Vale do Minho que “foi com muito gosto” que aceitou o convite para tornar-se confrade. “Conheço aqui pessoas há quase 15 anos. Quase todos os anos venho cá para a lampreia. É um prato de gosto muito”, disse.

Enquanto almoçava e passeava pelo recinto, João Pinto foi reconhecido e cumprimentado por diversas vezes. Sorrisos e abraços, sobretudo de gente com mais de 30 anos. Os jovens de antigamente. As gentes do tempo em que não havia Playstation. Somente as cadernetas de cromos da Panini, onde João Pinto tantas vezes apareceu a envergar as cores do FC Porto e da seleção nacional. Já lá vão cerca de duas décadas após ter deixado os relvados, mas o coração mantém-se (como diz a célebre piada) apenas de ‘uma cor’: azul e branco. “Espero que seja este ano. Já há quatro anos que não somos campeões. Mas este ano estamos a fazer um bom trabalho. Mérito aos jogadores e à equipa técnica, nomeadamente ao Sérgio Conceição que tem feito um trabalho fabuloso”, considerou.

João Pinto foi um dos mais representativos futebolistas portugueses das décadas de 80 e 90. Atuando na posição de defesa-direito, jogou no FC Porto durante toda a sua carreira profissional e representou a equipa de todos nós em 70 partidas. Terminou a carreira na época 1997/98. Para trás deixava um palmarés invejável: 1 Taça dos Campeões Europeus; 1 Supertaça Europeia; 1 Taça Intercontinental; 9 Campeonatos Nacionais; 4 Taças de Portugal e 8 Supertaças Cândido de Oliveira.

 

João Pinto (em baixo, atrás da Taça dos Campeões) após a célebre final de Viena frente ao Bayern Munique, em 1987

Últimas