PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Mundo
Valença

Valença: Imprensa inglesa dá visão deturpada do Padre Ricardo Esteves

3 Janeiro, 2020 - 14:40

316

0

PUB Depois de ter conquistado a atenção de vários órgãos de informação em todo o mundo, o Padre Ricardo Esteves – que está à frente de cinco paróquias de Valença […]

PUB

Depois de ter conquistado a atenção de vários órgãos de informação em todo o mundo, o Padre Ricardo Esteves – que está à frente de cinco paróquias de Valença – foi notícia na versão britânica do portal masculino GentSide. No entanto, ao contrário dos restantes, este portal inicia o artigo com o título «People Are Outraged By What This Priest Does In His Spare Time» (As pessoas estão indignadas com o que este padre faz no seu tempo livre).

A notícia, publicada nos últimos dias do passado mês de dezembro, debruça-se inevitavelmente sobre o videoclip no qual o sacerdote participou vestido de cupido/anjo da guarda.

Mas comecemos pelo princípio. Logo no primeiro parágrafo, a GentSide afirma que “um padre em Portugal está a causar confusão nas redes sociais. A comunidade está a ficar horrorizada com o que ele gosta de fazer nos tempos livres”.

Numa peça pobre em termos de recolha de testemunhos ou procura de informação em outros órgãos de informação mais próximos do local da notícia, a GentSide considera que a Igreja Católica está a mudar e “muitos dos seus membros, como padres, estão a fazer certas coisas muito longe do exercício da Fé”.

Sobre o que são estas “coisas”, a autora da notícia aponta o “penteado moderno, roupas da moda e corpo tonificado” apresentado pelo sacerdote e o “bronzeado perfeito” que publica nas redes sociais.

 

“Aparentemente…”

 

O texto descreve ainda a transferência polémica de Ricardo Esteves de Caminha para Valença.  Evidenciando poucas certezas, a GentSide usa o advérbio de modo. “Aparentemente, a comunidade adorava-o e fizeram uma petição para impedir esta transferência”. Não são esquecidos os mais de 9 mil seguidores nas redes sociais só que, para a GentSide, justificam-se “pela sua aparência e pelo trabalho como modelo”.

O texto termina, finalmente, com uma citação do sacerdote. Não é referida a fonte, mas desta vez acertada.As pessoas começaram a dizer que sou o padre mais sexy depois de ler sobre mim na imprensa sensacionalista, mas acho que não, porque não me vejo assim”. Foi uma frase dita por Ricardo Esteves ao jornal galego La Voz de Galicia.

 

Fiéis admiram o Padre Ricardo – Igrejas enchem

 

Conforme a Rádio Vale do Minho testemunhou e tem testemunhado ao vivo, o Padre Ricardo Esteves tem tido total apoio e admiração por parte dos valencianos desde que chegou de Caminha. É constantemente aplaudido e motivado pelo seu perfil inovador e pela força que consegue dar aos vários movimentos de cada paróquia, sejam eles juvenis ou mais seniores.

Contrariamente ao noticiado pela referida publicação inglesa, a Rádio Vale do Minho não tem visto qualquer indício de “indignação”. Há, isso sim, admiração. Logo na estreia do sacerdote em Valença, as Igrejas por onde passou estiveram à pinha. E o cenário repete-se todos os domingos.

Ao contrário do que a GentSide afirma, a comunidade não está “horrorizada”. A avaliar pelas reações nas redes sociais, os fiéis têm-se mostrado, isso sim, maravilhados com a postura de um sacerdote descrito por gente de todas as idades “como uma pessoa de carisma”.

Já sobre o trabalho como modelo, o sacerdote esclareceu já que nada ganha com isso. Toda a quantia monetária reverte a favor de instituições de solidariedade.

Com 36 anos de idade, o Padre Ricardo Esteves esteve à frente das paróquias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros, em Caminha. Teve de sair por indicação do Bispo de Viana do Castelo. Está atualmente à frente  de cinco paróquias de Valença: Taião, Sanfins, Boivão, Gondomil, e Gandra.

 

PUB

 

 

Últimas