PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Caminha
Galiza
Valença

Caminha/Valença: História do pequeno Martin está a emocionar a Galiza

20 Outubro, 2021 - 16:22

4281

0

Menino de 12 anos nasceu na Galiza, onde vive parte da família materna.

A história do pequeno Martin chegou ao outro lado do rio Minho. Recorde-se que o menino, com 12 anos de idade, foi vítima de um violento acidente em dezembro do ano passado. Seguia no banco de trás de um automóvel conduzido pela mãe de um amigo. No mesmo veículo seguia também o amigo.

 

Faltavam poucos minutos para as 15h00 quando tudo aconteceu. Numa passagem de nível com guarda, em Caminha, a viatura foi colhida violentamente por um comboio. A condutora e o filho saíram ilesos. No entanto, Martin seguiu em estado muito grave para o hospital.

 

Dez meses depois desse dia fatídico, Martin encontra-se ainda hospitalizado. De acordo com a edição em papel do Jornal de Notícias do passado dia 23 de setembro, a criança está traqueostomizada. É alimentada por botão gástrico e tem tetraparesia. Não anda e está ventilado 24 horas por dia.

 

A Galiza, Espanha, começa a emocionar-se com a história que deixou os portugueses de coração apertado. Até porque, revela o jornal La Voz de Galicia, a criança tem dupla nacionalidade. “É um tudense de Caminha. Tal como os seus irmãos, tem dupla nacionalidade por ter nascido na Galiza onde vive parte da família materna. Mas reside naquela localidade portuguesa desde criança”, conta aquele jornal.

 

Em breves linhas, o La Voz de Galicia resume o trágico episódio do qual a criança foi vítima. Faz também alusão, conforme a Rádio Vale do Minho já deu conta, às várias iniciativas solidárias agendadas para ajudar o pequeno Martin.

 

 

Competição de pesca em Moledo no dia 24 de outubro

Também em Caminha, mas no próximo domingo, dia 24 de outubro, haverá uma competição de pesca em que o valor das inscrições, valor de rifas, leilões que vão ser feitos no dia, vão reverter a favor do Martin. Os prémios vão ser oferecidos por algumas lojas de pesca espalhadas pelo país. O valor mínimo da inscrição é de 20 euros já com almoço incluído.

 

 

Trail em Ponte de Lima a 31 de outubro

Ponte de Lima também solidária com o Martin. É neste concelho que vai realizar-se a 31 de outubro o Trail do Pé Negro. A prova está dividida em quatro categorias: caminhada (10 km), trail curto (16 km), trail longo (26 km) e ultra trail (43 km).

 

Visita noturna solidária à Fortaleza de Valença no dia 12 de novembro

Em Valença, para dia 12 de novembro, está prevista uma visita noturna solidária à Fortaleza de Valença. O início está previsto para as 21h00, nas Portas do Sol. Serão duas voltas ao espaço, com momentos explicativos, musicas e degustação de caldo verde. O valor por participante é de 10 euros.

 

 

Feira Solidária em Barroselas no dia 20 de novembro

Em Barroselas, Viana do Castelo, vai realizar-se uma Feira Solidária no dia 20 de novembro, cujos fundos angariados vão também reverter a favor da criança. A iniciativa vai ter lugar no Lugar da Feira, a partir das 9h30.

 

 

Trail das Andorinhas a 11 de dezembro

A solidariedade também chega do Baixo Minho, neste caso da Póvoa de Lanhoso. No dia 11 de dezembro realiza-se o Trail das Andorinhas, na localidade de Sobradelo da Goma. Divide-se em caminhada (8 km), trail curto (10 km) e trail longo (25 km).

 

 

Trail Solidário em Viana do Castelo

Para o próximo dia 11 de dezembro está também marcado um Trail Solidário em Viana do Castelo. A totalidade dos donativos, de acordo com a organização, irá reverter a favor dos tratamentos necessários para o jovem. A prova terá um Trail de 21 quilómetros e uma caminhada de 10 quilómetros. É organizada pela Cyclones Sports. A inscrição pode ser feita AQUI

 

Para ajudar o jovem Martin pode também efetuar o donativo para o IBAN PT 50 0045 1422 4034 5658 4334 1 ou através da página gofund.me.

 

 

 

[Fotografia capa: FB Martin O Guerreiro]

Últimas