PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Fogo nos montes assustou população (mas estava tudo controlado) – Veja as FOTOS

11 Abril, 2024 - 17:33

311

0

Em várias freguesias do concelho.

Colunas de fumo e até labaredas provocaram durante a manhã desta quinta-feira apreensão e até alarme nas populações das freguesias de Taião, Sanfins e Cerdal, em Valença.

 

No entanto, conforme explicou a corporação, não se trataram de incêndios florestais descontrolados, mas sim de operações de gestão de combustível em áreas rurais.

 

 

 

[Fotografia: BV Valença]

 

 

“As manobras criaram compreensivelmente alguma apreensão e alerta por parte da população, a quem agradecemos a atenção e vigilância, contudo, garantimos que estas manobras são sempre realizadas em conformidade com as regras de segurança, e constante monitorização e prontidão de meios de combate necessárias para evitar quaisquer imprevisto”, referem os Bombeiros de Valença.

 

Estas operações foram levadas a cabo pelas entidades de Proteção Civil locais, nomeadamente Bombeiros de Valença, Serviço Municipal de Proteção Civil e Equipa de Sapadores Florestais 19-111.

 

 

 

[Fotografia: BV Valença]

 

 

Têm como objetivos essenciais “criar uma separação física entre vegetação e estrutura, limitar a progressão e intensidade do fogo em caso de incêndio rural, aumentar a probabilidade de as casas resistirem a um incêndio florestal, e ao mesmo tempo melhorar a segurança e eficácia das forças de combate que necessitem de as defender, através da quebra de continuidade horizontal e vertical da vegetação”.

 

 

 

[Fotografias capa: BV Valença]

Últimas