Colunas de fumo e até labaredas provocaram durante a manhã desta quinta-feira apreensão e até alarme nas populações das freguesias de Taião, Sanfins e Cerdal, em Valença.
No entanto, conforme explicou a corporação, não se trataram de incêndios florestais descontrolados, mas sim de operações de gestão de combustível em áreas rurais.
[Fotografia: BV Valença]
“As manobras criaram compreensivelmente alguma apreensão e alerta por parte da população, a quem agradecemos a atenção e vigilância, contudo, garantimos que estas manobras são sempre realizadas em conformidade com as regras de segurança, e constante monitorização e prontidão de meios de combate necessárias para evitar quaisquer imprevisto”, referem os Bombeiros de Valença.
Estas operações foram levadas a cabo pelas entidades de Proteção Civil locais, nomeadamente Bombeiros de Valença, Serviço Municipal de Proteção Civil e Equipa de Sapadores Florestais 19-111.
[Fotografia: BV Valença]
Têm como objetivos essenciais “criar uma separação física entre vegetação e estrutura, limitar a progressão e intensidade do fogo em caso de incêndio rural, aumentar a probabilidade de as casas resistirem a um incêndio florestal, e ao mesmo tempo melhorar a segurança e eficácia das forças de combate que necessitem de as defender, através da quebra de continuidade horizontal e vertical da vegetação”.
Comentários: 0
0
0