É o novo anúncio da NOS. Foi filmado recentemente na Ponte Centenária entre Valença e Tui, na Galiza. Mostra a eficácia dos novos veículos autónomos do projeto 5G-Mobix. E até convida a fazer uma viagem.
O novo veículo autónomo foi lançado em novembro de 2020 pelo Centro Teconolóxico de Automoción de Galicia (CTAG). E quando dizemos autónomo, queremos dizer é elétrico e que não tem condutor. Literalmente.
Recorde-se que, nos últimos meses, decorreram vários testes nesta ponte por forma a testar a qualidade das ligações 5G entre os dois países. O projeto culminou no passado dia 14 de setembro com a realização da primeira viagem em Portugal, de condução autónoma e conectada com 5G, em ambiente real.
Aconteceu nesta mesma Ponte Centenária. Esta ação marcou a conclusão do projeto europeu 5G-MOBIX, que veio demonstrar o papel do 5G na mobilidade autónoma conectada.
O comunicado foi feito pela NOS que refere que “durante esta demonstração pública, o shuttle autónomo encontrou vários obstáculos, todos ultrapassados graças à conectividade 5G. Num primeiro caso, perante a obstrução do percurso, o veículo passou o controlo para o centro de controlo de tráfego, onde um técnico assumiu a condução, remotamente, usando uns óculos de realidade virtual”.
Veja o vídeo:
Veículo já foi testado com passageiros reais
O mesmo veículo autónomo já foi também testado na cidade de A Coruña, na Galiza, com passageiros reais. Uma iniciativa que pretendeu celebrar a Semana Europeia da Mobilidade.
Circula a uma velocidade de 10 Km/h e tem capacidade para 12 pessoas. Conta com uma rampa para cadeiras de rodas.
Comentários: 0
0
1