PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Valença

Valença: Eis o novo anúncio da NOS – Foi filmado na Ponte Centenária [VÍDEO]

27 Setembro, 2022 - 22:36

1016

0

Mobilidade.-

É o novo anúncio da NOS. Foi filmado recentemente na Ponte Centenária entre Valença e Tui, na Galiza. Mostra a eficácia dos novos veículos autónomos do projeto 5G-Mobix. E até convida a fazer uma viagem.

 

O novo veículo autónomo foi lançado em novembro de 2020 pelo Centro Teconolóxico de Automoción de Galicia (CTAG). E quando dizemos autónomo, queremos dizer é elétrico e que não tem condutor. Literalmente. 

 

Recorde-se que, nos últimos meses, decorreram vários testes nesta ponte por forma a testar a qualidade das ligações 5G entre os dois países. O projeto culminou no passado dia 14 de setembro com a realização da primeira viagem em Portugal, de condução autónoma e conectada com 5G, em ambiente real.

 

Aconteceu nesta mesma Ponte Centenária. Esta ação marcou a conclusão do projeto europeu 5G-MOBIX, que veio demonstrar o papel do 5G na mobilidade autónoma conectada.

 

O comunicado foi feito pela NOS que refere que “durante esta demonstração pública, o shuttle autónomo encontrou vários obstáculos, todos ultrapassados graças à conectividade 5G. Num primeiro caso, perante a obstrução do percurso, o veículo passou o controlo para o centro de controlo de tráfego, onde um técnico assumiu a condução, remotamente, usando uns óculos de realidade virtual”.

 

 

Veja o vídeo:

 

 

Veículo já foi testado com passageiros reais

O mesmo veículo autónomo já foi também testado na cidade de A Coruña, na Galiza, com passageiros reais. Uma iniciativa que pretendeu celebrar a Semana Europeia da Mobilidade.

 

Circula a uma velocidade de 10 Km/h e tem capacidade para 12 pessoas. Conta com uma rampa para cadeiras de rodas.

 

[Fotografia: Screen Vídeo NOS]

Últimas