PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura
Valença

Valença e Paredes de Coura receberam a Chama da Solidariedade [FOTOS]

23 Setembro, 2022 - 20:24

852

0

Festa da Solidariedade termina este sábado, em Viana do Castelo.

Após ter passado por Melgaço e por Monção, a Chama da Solidariedade prosseguiu viagem pelo Vale do Minho e chegou a Valença e a Paredes de Coura. Trata-se de um gesto simbólico inserido na 15ª edição da Festa da Solidariedade, que anualmente acontece em diferentes distritos do País.

 

O evento, a cargo da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e da União Distrital das Instituições de Solidariedade Social (UDIPSS), arrancou no passado dia 21 de setembro e vai culminar este sábado, durante a tarde, em Viana do Castelo.

 

Em Valença, a Chama da Solidariedade deu entrada no Jardim Municipal, onde 11 instituições de solidariedade social do concelho deram a conhecer o trabalho social que desenvolvem.

 

As valências e os serviços que cada instituição disponibiliza, nas mais diversas áreas, à comunidade valenciana foram apresentados pelas IPSS’s e demais instituições e entidades do concelho.

 

Santa Casa de Misericórdia de Valença, Núcleo da Cruz Vermelha de Valença, Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM, Centro de Convívio de Verdoejo, ASRAR, Adriminho/CLDS 4G, Comunidade Associativa Arcanjo S. Miguel e S. Gabriel, Centro Social da Paróquia de Cerdal, Centro Social de São Pedro da Torre, Delegação de Valença da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Cáritas de Valença foram as instituições de Valença presentes nesta mostra.

 

Para além das instituições valencianas esteve, também, presente a delegação de Viana da A.C.P.O.- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, uma instituição que tem vários utentes de Valença.

 

A Chama da Solidariedade chegou ao recinto pela mão de uma utente da APPACDM de Valença. Seguiram-se intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, do vice-presidente do CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Eleutério Alves e da presidente da União Distrital das IPSS de Viana do Castelo, Filomena Araújo.

 

Ana Paula Xavier, agradeceu “o empenho das instituições e técnicos pelo empenho e determinação em darem corpo a esta primeira Festa da Solidariedade de Valença”.

 

Salientou, também, “a importância do trabalho social que estas instituições desenvolvem, todos os dias do ano, para que exista uma resposta social efetiva e pronta, de modo a que ninguém nunca se sinta desamparado”.

 

Ao longo do dia a jornada foi, ainda, animada pelos alunos da Academia de Música Fortaleza de Valença, bem como pela TUNESCE, tuna, da ESCE Valença.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Valença]

 

 

 

Em Paredes de Coura, a Chama da Solidariedade foi acolhida numa festa que juntou todas as IPSS do concelho.

 

Os utentes e amigos do Lar de Bico – Centro Paroquial e Social de João Baptista de Bico, do Centro Interparoquial e Social de Mozelos, Padornelo e Parada, Santa Casa Misericórdia de Paredes de Coura, OUSAM – Organismo Utilitário e Social de Apoio Mútuo, Centro Paroquial Social S. Martinho de Coura, CAO da Santa Casa da Misericórdia e Centro Paroquial e Social de S. Bento juntaram-se no jardim da Elevadora – Incubadora de Empresas, numa festa que contou com a animação dos músicos Nuno Pacheco e José Luis Jacinto e do Coro Sénior “Música no Couração” do projeto Couração – CLDS 4G Paredes de Coura.

 

Veja as fotos [créditos: Município Paredes de Coura]

 

 

A Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo pretende ser um momento de partilha e alegrias entre as IPSS e a comunidade, dar a conhecer o trabalho que as IPSS deste país desenvolvem.

 

 

 

[Fotografias capa: Município Valença/Município P. Coura]

Últimas