PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Comer o afamado ‘Leitão no Caixote’ em São Julião

25 Maio, 2024 - 10:23

763

0

Na freguesia de São Julião.

Realiza-se nos próximos dias 1 e 2 de junho, sábado e domingo, na freguesia de São Julião, em Valença, mais uma edição do Festival Gastronómico Sabores Serranos.

 

À semelhança dos anos anteriores, o palco do certame volta a ser o recinto de São Sebastião.

 

São esperadas centenas de visitantes para provar o afamado Leitão no Caixote, especialidade maior desta festa gastronómica.

 

Mas há também carne de porco e arroz de sarrabulho.

 

 

[Fonte: Município Valença]

 

 

 

O que é o Leitão no Caixote?

É um dos pratos mais emblemáticos desta localidade valenciana. Nos últimos anos, este festival tem  projetado esta iguaria, tornando-a já um ícone da freguesia.

 

“Este é um tipo de leitão que é assado de forma diferente. E isso diferencia-o dos outros que encontramos por aí”, explicou-nos José Carlos Sousa, durante a edição do ano passado, aos comandos da cozinha do certame.

 

Mas porquê o caixote“Porque o leitão, em vez de assar ao ar livre, é metido neste forno em ferro e com cobertura em madeira”, apontou o responsável.

 

Ato contínuo, abriu um dos caixotes e mostrou-nos três leitões quase no ponto. Apresentavam uma outra particularidade: estavam abertos.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

 

 

“Ao ser aberto, o leitão perde aqueles líquidos mais enjoativos. Fica mais bem assado e continua suculento”, explicou.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

 

 

A organização do evento está a cargo do Rancho Folclórico Cultural de S. Julião, em parceria com o Município de Valença. Conta com o apoio da Junta da União de Freguesias de S. Julião e Silva.

 

 

[Fotografia capa: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas