PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Valença

Valença: Aí está um portal com 100 (cem!) receitas de pratos típicos do concelho

8 Outubro, 2021 - 22:54

828

0

Projeto desenvolvido, entre outros nomes, pelo conhecido gastrónomo João Guterres.

Trutas de ValençaLampreia fumada de ValençaBacalhau à S. TeotónioCaldo Verde de ValençaPastelão de ValençaBorrachinhos de Valença… e por aí adiante. São exatamente 100. Uma centena de receitas, todas elas com a gastronomia mais típica daquele concelho do distrito de Viana do Castelo agora compiladas no portal gastronomiadevalenca.com

 

O projeto foi desenvolvido por João Guterres, Gastrónomo e Historiador; Amaya Guterres, Chef de Cozinha e Cristiana Ferreira, Designer. Contou com o total apoio do Município de Valença.

 

“Valença soma razões suficientes para que o viajante se inspire ainda mais, a percorrer e conhecer esta linda terra, um verdadeiro prémio para os amantes do património arquitetónico da natureza, das caminhadas e da gastronomia!… É descobrir a grande riqueza que tem o Vale do Minho e Portugal”, lê-se desde logo neste portal que visa claramente promover a gastronomia valenciana.

 

 

Na lista não poderia faltar o afamado Bacalhau à S. Teotónio
[Fotografia: gastronomiadevalenca.com]

 

 

 

Valença “é o berço” do Perico

Porém, há uma secção inteiramente dedicada ao Perico de Valença. Recorde-se que o Município de Valença avançou com a classificação dos Pericos, um fruto emblemático do outono valenciano.

 

De acordo com a autarquia, a candidatura insere-se no projeto Minho Região Europeia da Gastronomia e pretende estudar, qualificar e promover o períco enquanto produto local com potencialidades para a capacitação da economia da região.

 

“O Periqueiro é uma árvore de fruto, da família das rosaceaes, do género pyrus, com características únicas. O perico é o pretexto para uma viagem de sabores, sensações e muitas emoções à volta de um fruto que reafirma a singularidade de Valença como Município Gastronómico de Excelência”, explica o portal.

 

 

Município de Valença já avançou com a classificação dos Pericos
[Fotografia: DR]

 

 

“As freguesias de Cerdal, São Julião e Fontoura tem a maior concentração e tradição no cultivo desta árvore, embora já seja possível encontrar exemplares em outras freguesias de Valença e de concelhos limítrofes”, lê-se.

 

João Guterres desenvolveu nos últimos anos uma investigação sobre este fruto. Percorreu pomares de Melgaço, Paredes de Coura, Tomiño (Espanha) e Vila Nova de Cerveira. “Encontrou frutos semelhantes em formatos, calibre e até cor, mas que, no seu conjunto, em nada refletiam as características dos Pericos de Valença”.

 

Nas conclusões finais, o gastrónomo atesta de forma categórica que Valença é “o berço desta árvore de fruto tão singular”.

 

 

[Fotografia capa: gastronomiadevalenca.com]

Últimas