PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Município avançou com classificação dos Perícos

30 Novembro, 2020 - 13:18

661

0

PUB O Município de Valença avançou com a classificação dos Perícos um fruto emblemático do outono valenciano. De acordo com a autarquia, a candidatura insere-se no projeto Minho Região Europeia […]

PUB

O Município de Valença avançou com a classificação dos Perícos um fruto emblemático do outono valenciano. De acordo com a autarquia, a candidatura insere-se no projeto Minho Região Europeia da Gastronomia e pretende estudar, qualificar e promover o períco enquanto produto local com potencialidades para a capacitação da economia da região.

Característicos daquele concelho, “são um fruto único, sem paralelo à escala mundial, que ao longo dos séculos, se foi adaptando à região e perpetuado pelos agricultores valencianos”, descreve a edilidade.

O Periqueiro é uma árvore de fruto, da família das rosaceaes, do género pyrus, com características únicas que não são confundíveis com o pyrus cordata ou o pyrus bourgaeana, bem como com os escambroeiros ou os pilriteiros, tão presentes na região.

A época de consumo coincide com fins de outubro e princípios de novembro. O facto de o outono coincidir com uma época do ano em que existia pouca oferta de fruta o Períco foi ganhando o seu espaço a par das castanhas, das nozes e das maças tardias.

Hoje, já é possível encontrar esta árvore à venda nos hortos da região.

O valor e as potencialidades deste fruto têm sido estudadas nos últimos anos e ganharam relevo e projeção na utilização em licores e no afamado Gin Tinto, da empresa valenciana Decanter.

Em curso está o levantamento gastronómico do receituário típico e local que utiliza o períco, bem como a elaboração de uma carta gastronómica a que se associe, também, o receituário inovador.

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

Últimas