PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Advogado galardoado pela UNESCO oferece livros à freguesia onde tem raízes familiares

27 Agosto, 2023 - 13:34

3278

1

Mesma oferta feita também ao Município.

José Adalberto Alves, advogado, escritor e historiador com raízes familiares na freguesia de Fontoura, em Valença, ofereceu àquela freguesia e ao Município vários exemplares das suas obras. 

 

Distinguido em 2008 pela UNESCO, José Adalberto Alves “defendeu muitos portugueses das acusações do regime, sendo até proibido de exercer cargos públicos até 1975, fruto da sua coragem. Os valores de Abril foram defendidos não apenas por militares, mas também por inúmeras pessoas, das quais o Dr. Adalberto faz parte, dessas ilustres individualidades”, destaca a Junta de Freguesia de Fontoura.

 

O pai era natural da freguesia de Fontoura. Embora nascido na capital, o advogado “passou nesta freguesia bons momentos na sua infância, talvez alguns que o inspiraram para as suas obras e trabalhos efetuados durante a sua vida”, destaca a Junta.

 

Visivelmente satisfeito com a oferta, o Presidente da Junta, André Rodrigues, destacou um “ilustre descendente de Fontoura, que de uma forma muito humilde não se esqueceu das suas origens e decidiu oferecer alguns exemplares das suas obras a esta freguesia, as quais iremos receber com muita gratidão mas também com muito sentido de responsabilidade”.

 

A freguesia de Fontoura, em Valença, ocupa uma área total de 9,13 quilómetros quadrados. Apresenta nesta altura 685 habitantes (censos 2021). O pico mais recente de população remonta a 1864, ano em que registou 1.118 habitantes.

 

 

[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas