PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Utentes portugueses e galegos vão protestar este sábado contra suspensão do transporte ferroviário de pessoas entre Valença e Vigo

7 Julho, 2011 - 16:18

178

0

Portugueses e galegos vão unir-se, este sábado, num protesto que visa levar a CP a recuar na suspensão do transporte ferroviário de pessoas entre Valença e Vigo. O anúncio foi deixado à Rádio Vale do Minho, por José Pinto, da Comissão Directiva da Associação de Utentes dos Comboios de Portugal – Comboios XXI.

Portugueses e galegos vão unir-se, este sábado, num protesto que visa levar a CP a recuar na suspensão do transporte ferroviário de pessoas entre Valença e Vigo. O anúncio foi deixado à Rádio Vale do Minho, por José Pinto, da Comissão Directiva da Associação de Utentes dos Comboios de Portugal – Comboios XXI. De acordo com o responsável, a acção de protesto vai decorrer no Porto, em Valença e Tui, na Galiza.
Em causa está a recente decisão da CP em suspender o transporte ferroviário de pessoas, no troço Valença-Vigo. O responsável da associação diz que a medida não é aceite e, como tal, pedem que a empresa pública recue na decisão. José Pinto diz não entender as razões que levaram à tomada desta decisão, uma vez que, segundo diz, "não foi por falta de dinheiro". O dirigente pede, ainda, que a Renfe, empresa que tutela os caminhos-de-ferro do lado espanhol, assuma responsabilidades. O protesto terá início no Porto, com a concentração marcada para as 11h30. A contestação segue viagem no comboio internacional, em direcção a Vigo, pelas 12h45, com chegada prevista a Valença, pelas 15h00. Já em Valença, haverá nova concentração com os vizinhos galegos, os quais e, em conjunto, seguirão a pé até ao centro de Tui. O regresso ao Porto será feito às 19h38, naquele que será o penúltimo comboio com a ligação Valença-Vigo. Os utentes não se conformam com a decisão da CP em suspender o transporte ferroviário de passageiros, entre Valença e Tui. Já esta quarta-feira, a administração da empresa admitiu a possibilidade de, no âmbito da supressão da ligação internacional à Galiza, a conclusão do serviço diário acontecer em Tui, e não em Valença, para permitir outras ligações em território espanhol. A possibilidade foi anunciada aos deputados do PSD eleitos por Viana do Castelo, depois de reunirem com a administração da empresa pública.

Últimas