PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Turquia: Socorristas de Monção regressam hoje a Portugal [FOTOS]

17 Fevereiro, 2023 - 09:05

1071

0

“As crianças vibravam com a nossa presença e chamavam-nos de Cristiano Ronaldo”

“Foi a experiência mais incrível das nossas vidas”. As palavras são de Gonçalo Oliveira, coordenador da equipa Subzone – Search and Rescue Team.

 

Foram ditas esta sexta-feira à Rádio Vale do Minho a partir da Turquia, no momento em que os socorristas monçanenses se preparavam para iniciar a viagem de regresso a Portugal.

 

Recorde-se que esta equipa, formada por nove elementos, esteve naquele país durante uma semana numa missão voluntária para a Turquia, onde participou em operações de salvamento e resgate após o violento terramoto que afetou aquela parte do globo.

 

Para trás, fica toda uma experiência intensa e que, garantem, irão recordar para sempre.

 

“Foram testadas todas as nossas capacidades físicas, psicológicas e emotivas. A cada passo que se desenvolviam as operações mais os cenários se agravavam”, contou Gonçalo Oliveira.

 

“Era desolador estar ao lado de alguém a quem tínhamos que informar mais alguma perda. Alguns deles já tinham perdido praticamente tudo… desde esposa, marido, filhos, casa e todos os bens. Várias vezes o único conforto que restava era um abraço”.

 

Mas, no meio de tanta tristeza, houve momentos de alegria. A Subzone presenciou o resgate de mais uma sobrevivente.

 

“Os simulacros internacionais e formaçõoes obtidas, ajudaram-nos muito no modus operandi, na interação com as equipas internacionais, na forma como trabalhamos, nos procedimentos adotados nas operações de resgate”, realçou o responsável.

 

 

Galeria de fotos [créditos: Subzone à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

 

“Chamavam-nos de Cristiano Ronaldo”

A destruição, conforme mostrou a Rádio Vale do Minho, foi praticamente total. Um cenário nunca antes presenciado pelos elementos da Subzone.

 

“Sabíamos e imaginávamos que isto estava muito mau. Contudo, posso dizer que estava muito pior do que aquilo que imaginávamos”, prosseguiu Gonçalo Oliveira. “Lutávamos constantemente em contra-relógio para encontrar mais sobreviventes. O aparecimento regular de vítimas com vida dava-nos força para continuar”.

 

Mas havia também o enorme coração dos turcos. A humildade e gratidão do povo foram também valores que marcaram a equipa monçanense.

 

“A população, quando passávamos, para além das suas dificuldades ofereciam-nos constantemente tudo que tinham à sua disposição. As crianças vibravam com a nossa presença e chamavam-nos de Cristiano Ronaldo”, recordou com um sorriso.

 

A concluir, Gonçalo Oliveira destacou “o apoio incondicional da Embaixada Turca e da companhia aérea Turkish Airlines”. A Subzone envia ainda “um agradecimento especial às entidades patronais dos nossos operacionais, ao Município de Monção, aos Transportes Stª Bárbara, Marcobrinde, Enege, Policlínica Provida, Limpezas Márcio Gandra, SDC créditos, Junta de Freguesia de Cambeses, bem como aos nossos parceiros e particulares anónimos”.

 

A equipa da Subzone na Turquia foi coordenada por Gonçalo Nuno Oliveira. Foi formada ainda por João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.

 

A chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, está prevista para as 17h00 desta sexta-feira.

 

 

 

[Fotografia capa: Subzone à Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Sismo#Turquia

Últimas