PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Turismo: Entidade com “expectativa moderadamente positiva” no Natal e Passagem do Ano

20 Dezembro, 2012 - 14:11

233

0

O vice-presidente da entidade, Júlio Meirinhos, realça ainda o “esforço” que tem sido feito pelos operadores turísticos na oferta de “propostas criativas, apelativas e ajustadas à conjuntura actual”.

A Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal admite ter, para esta época de Natal e Passagem de Ano, uma expectativa “moderadamente positiva”, com previsão de “maior afluência de turistas à região”, decorrente das “ancestrais e únicas tradições associadas a esta época e no Minho”.

O vice-presidente da entidade, Júlio Meirinhos, realça ainda o “esforço” que tem sido feito pelos operadores turísticos na oferta de “propostas criativas, apelativas e ajustadas à conjuntura actual”.

Dados do Instituto Nacional de Estatística de Outubro revelaram decréscimos acentuados em várias regiões, sendo que, na região do Norte, “não se perdeu grande coisa”, segundo o responsável. Nesta época, Júlio Meirinhos conta “subir” em termos de afluência.

O mercado interno permanece como o principal “fantasma”, com menos turistas nacionais a circular pela região, registando-se igualmente menos visitas por parte dos vizinhos espanhóis.
A maior afluência regista-se ao nível do mercado francês, alemão, holandês e brasileiro.

O aumento do IVA nacional e o pagamento das portagens nas antigas SCUT são dois dos motivos que têm levado ao afastamento do mercado espanhol, confirma o vice-presidente.

Para 2013, Júlio Meirinhos estima a continuidade da presença dos “mercados nórdicos” na região, dizendo que “ainda não será o ano de viragem do mercado interno”.

Para o responsável, o mercado nacional é “muito importante”, mas torna-se “difícil fazer promoção junto de cidadãos nacionais”, quando estes se encontram em “dificuldades”.

A aposta na promoção da região, no próximo ano, terá assim como principais destinatários os turistas vindos dos mercados nórdicos.

Ciente da crise que o país atravessa, o representante da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal deposita no mercado internacional maiores expectativas quanto ao perfil de visitante e turista em 2013.

Últimas